Curso de Aperfeiçoamento em Cardiotocografia integra série de capacitações voltadas a estudantes e profissionais da saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), junto com a Residência em Ginecologia e Obstetrícia – ofertada em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) – vem promovendo uma série de cursos e capacitações voltados a estudantes e profissionais da saúde. Bem mais do que otimizar o processo de formação dos graduandos, a iniciativa visa contribuir para qualificar os servidores e melhorar o atendimento na área.

Dentro do cronograma de capacitações, foi realizado na última semana o primeiro Curso Teórico-Prático de Aperfeiçoamento em Cardiotocografia. A iniciativa ocorreu nos dias 25 e 26 de julho, e foi desenvolvida em parceira a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – Setor de Capacitação e Treinamento.

O curso teve como facilitadores os professores-doutores Ricardo Ney Cobucci, da Universidade Potiguar (UnP), e Conceição Cornetta, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na parte teórica, foi utilizada a metodologia ativa de sala de aula invertida, que consiste em responder às demandas do ensino em saúde. Já na atividade prática houve atendimento a gestantes do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), onde foram feitos exames. O objetivo é que os alunos possam aprender a fazer os exames e interpretá-los.

De acordo com um dos facilitadores do curso, o professor Ricardo Ney Cobucci, o aparelho de cardiotocografia é utilizado para avaliar o bem-estar fetal e a saúde das gestantes, principalmente as que se encaixam em grupos de risco – que têm pressão alta e diabetes. O objetivo do curso é fortalecer as parcerias, qualificar o público-alvo em relação à cardiotocografia, bem como unificar o laudo no Estado do Rio Grande do Norte. “A ideia é que todos possam fazer esse exame no mesmo padrão”, frisa Cobucci.

Interno do curso de Medicina, Tiago Rodrigues avalia positivamente a capacitação. “Foi um momento. O contato com os exames práticos de cardiotocografia, que avalia as condições do bebê e da gestante, possibilita ampliar nosso conhecimento e nos ajuda a tomar decisões, a atitude adequada diante de um risco potencial”, declara.

Para a diretora e interventora do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), Larizza Queiroz, a capacitação realizada pela Residência em Ginecologia e Obstetrícia beneficia não apenas os alunos e profissionais participantes do curso, como também a população atendida na unidade. Ela frisa que o curso é de suma importância para a qualificação profissional e, consequentemente, a melhoria do atendimento às gestantes.

De acordo com a professora Isabelle Cantídio, coordenadora da Residência em Ginecologia e Obstetrícia, a capacitação foi voltada para médicos do serviço/preceptores, residentes em ginecologia e obstetrícia e internos do estágio supervisionado em tocoginecologia. “O programa de residência médica traz esse cenário de prática à qualificação e capacitação profissional”, diz a professora, destacando que o curso faz parte de um processo de capacitação continuada. A proposta é que sejam desenvolvidos outros módulos de curso.