O comandante regional do Corpo de Bombeiros, major Antônio Queiroz, visitou o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, nesta quinta-feira (26), para propor parceria com a Universidade para instalação de uma segunda unidade da corporação em Mossoró, na área do Campus Central.
Segundo o major, o município necessita de uma nova unidade do Corpo de Bombeiros para atender às demandas, e a instalação dessa nova corporação na área da UERN seria de grande importância. “Essa parceria vem trazer a possibilidade para o Corpo de Bombeiros de poder construir uma instalação planejada, com auditório e, inclusive, área feminina, além de outros espaços que a instalação hoje construída na área do Aeroporto Dix-sept Rosado não consegue contemplar. É um passo muito grande para o Corpo de Bombeiros, e de uma valia imensurável”.
O reitor Pedro Fernandes também destacou a importância de parcerias, principalmente na atual realidade do serviço público. “A formação no ensino superior hoje precisa estar voltada para o aspecto social. A presença do Corpo de Bombeiros próximo à Universidade já é, por si só, um aspecto positivo, pois contribui para a formação do cidadão. Nós queremos oferecer o espaço, cursos, capacitação em diversas áreas, que podem estar voltadas também para os bombeiros e para o servidor público estadual, de forma geral.”
Estiveram presentes à reunião, o comandante do Corpo de Bombeiros em Mossoró, capitão Daniel Farias; o capitão do Corpo de Bombeiros Joilton Cunha; o chefe de Gabinete da Reitoria da UERN, Zezineto Mendes; o pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UERN, Rodolfo Lopes; e o assessor técnico da PROAD, José Mário Dias.
Antes do Corpo de Bombeiros, o 12º Batalhão de Polícia Militar já havia procurado a UERN para propor a instalação de uma unidade na área do Campus Central. No entanto, é necessário que a questão seja avaliada pelo Conselho Universitário para se estabelecer a parceria com as duas instituições, assim como aconteceu para a instalação do Hospital da Mulher, que está sendo construído através do Governo Cidadão, com investimentos do Banco Mundial, e que servirá de área de estágio para alunos da instituição.