Coordenação de projeto apresenta resultados de pesquisa

A Coordenação do Projeto INOVAÇÃO, DIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE TERRITÓRIOS RURAIS: monitoramento e avaliação do desenvolvimento do Açu-Mossoró e do Sertão de Apodi/RN, realizou nos dias 29, 30 e 31 de maio, o I Encontro de Discussão sobre Poder Público e Desenvolvimento Territorial. Na oportunidade, foram apresentados os resultados da pesquisa realizada de agosto de 2010 a junho de 2011, em uma parceria do grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN), com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A política de desenvolvimento territorial tem sido intensificada nos últimos dez anos, em todo o Brasil, pelo Governo Federal, a qual é executada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT). Na execução dessa política, muitas ações têm sido pensadas e colocadas em prática, por meio da consulta e da definição de estratégias de desenvolvimento a partir do colegiado territorial. Esse colegiado é a instância máxima e espaço de representação do poder público (municipal, estadual e federal) e da sociedade civil.

O Projeto Inovação, Diversidade e Sustentabilidade na Gestão de Territórios Rurais: monitoramento e avalição do desenvolvimento dos territórios Açu/Mossoró e Sertão do Apodi (RN) encontra-se inserido nessa política territoral, e é executado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Ciências Econômicas (FACEM/UERN), em parceria com a SDT/MDA. Seu objetivo é sistematizar e avaliar as políticas públicas visando apoiar ações que promovam o desenvolvimento territorial. As atividades, previstas para o período de 2010 a 2013, foram pensadas para estimular e fortalecer a articulação institucional e entender as estruturas de governça visando a efetivaçã das políticas territoriais.

A abertura do encontro aconteceu no município de Apodi, e contou com a participação da UERN, representada pelo vice-reitor Aécio Cândido de Sousa; UFERSA, representada pelo professsor Thiago Dias; UFRN, representada pelo Professor João Matos Filho; IFRN/APODI, representado pelo seu diretor, professor Marcos Antonio de Oliveira, além da administração municipal de Apodi, através da prefeita Maria Goreti da Silveira Pinto, e outros municípios. Já o encerramento aconteceu em Mossoró, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN, onde também estavam representadas as Instituições de Ensino Superior e a administração pública municipal.

Na cerimônia de encerramento, o reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros destacou a importância da pesquisa, em especial para o desenvolvimento dos territórios rurais. “Hoje não se faz mais nada de forma empírica, e estamos aqui diante de um exemplo disso. A gestão de territórios rurais é uma necessidade. O próprio momento provoca essa realidade, onde todas as instituições, e o poder público, estão em parceria, realizando esse trabalho. Estamos no caminho certo”, afirmou o reitor Milton Marques, parabenizando a todos os envolvidos no projeto, que tem como coordenador o Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes(UERN).