O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, presidiu na manhã desta quinta-feira, 23, reunião do Conselho Universitário (CONSUNI). Na oportunidade, foram empossados novos membros do colegiado e feita uma exposição sobre a autonomia financeira da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) pelo reitor da instituição paraibana, Rangel Júnior. A reunião contou com a presença da Secretária Adjunta da Educação do Estado, Socorro Batista.
Foram empossados: Cicília Raquel Maia Leite (Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), Lidiane Samara da Silva, Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), José Jadson Arnauld Amâncio, representante dos discentes, e os representantes titulares da comunidade: Alfredo Luís da Costa, Antônia Lívia do Nascimento Soares, Herbert Oliveira Mota, Joana D’arc Fernandes Coelho e Josivan Pereira Dantas.
Recentemente, o reitor Pedro Fernandes esteve na instituição paraibana onde ouviu relato sobre a autonomia financeira implantada e fez o convite ao reitor da UEPB para vir à UERN falar sobre a experiência e os desafios. Pedro Fernandes afirmou que, nos próximos dias, serão formulados novos convites a dirigentes de outras instituições para falar sobre a estrutura funcional da instituição que dirige em Mossoró.
Os membros do CONSUNI, principalmente os representantes dos docentes, dos técnicos administrativos e do Diretório Central dos Estudantes, formularam perguntas ao reitor Rangel Júnior sobre o funcionamento institucional da Universidade Estadual da Paraíba, oportunidade em que foram amplamente atendidos. Ele falou sobre a estrutura que a instituição conta e dos entraves que ainda vem enfrentando para superá-los.
PLANO – A Secretária Adjunta de Educação do Estado, Socorro Batista, que também participou da reunião do CONSUNI, reforçou o convite para que a UERN participe da audiência que será promovida em Natal na próxima segunda-feira. Segundo ela, será feita uma exposição sobre o Plano Estadual de Educação. “Qual o caminho que ele vai percorrer e como é que a UERN pode se inserir nesse debate, notadamente, no aspecto do financiamento”, disse.
Segundo Socorro Batista, desde que chegou na Secretaria Estadual de Educação e passou a coordenar a comissão, que a preocupação em relação a UERN é o financiamento, porque todos os outros aspectos, seja de formação, de qualidade da educação, por exemplo, serão inseridos na planilha. “Mas se nós não tivermos a preocupação de inserirmos o orçamento no Plano, corremos o risco de continuarmos com as dificuldades que a gente tem hoje”, explicou. Ela disse ainda que “o Plano é uma lei. Trata-se de um projeto-lei que está sendo elaborado no setor jurídico e este documento será o anexo da lei.” Segundo ela, alguns segmentos, a exemplo da Educação Básica, estão se mobilizando e vão sugerir que os royalties do Rio Grande do Norte sejam também destinados à educação.
Socorro Batista acrescentou que na segunda-feira vai receber sugestões e que a comissão vai sistematizá-las para, em seguida, fazer o encaminhamento ao Governo do Estado, para que depois ele possa fazer o encaminhamento à Assembleia Legislativa, que terá até o dia 25 de junho para aprovar. Argumentou que se for possível estabelecer metas e estratégias, definir percentual, que se proponha uma redação sobre financiamento de modo que seja garantido um prazo de discussão e definição de como será o da UERN no futuro.