Consuni possibilita concessão de comenda de mérito acadêmico em solenidades extraordinárias

Em reunião realizada nesta terça-feira, 22, o Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSUNI/UERN) aprovou minuta de resolução que revoga a Resolução Nº 05/2017 – Consuni e estabelece critérios e procedimentos para concessão da comenda de mérito acadêmico.

A mudança possibilita a entrega das comendas de mérito acadêmico tanto nas sessões de colação de grau ordinárias, quanto nas extraordinárias. “A Câmara de Ensino tem recebido vários processos solicitando a antecipação de colação de grau por alunos que passam em concursos ou seleção de pós-graduação. E entendemos que esses alunos que concluem seus cursos com mérito acadêmico têm o direito de receber a comenda durante a colação de grau extraordinária”, justifica o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas.

Ele destaca que a mudança não se aplica em casos de colação de grau extraordinária por antecipação de estudos. “A escolha dos alunos para receber o mérito acadêmico do seu curso segue os mesmos critérios já estabelecidos. A alteração apenas possibilita que os alunos dos cursos que tenham direito à medalha possam recebê-la em solenidades extraordinárias”, informa.

POSSE

Na sessão desta terça-feira, 22, o Consuni/Uern realizou a posse de dois novos conselheiros. Foram empossados Francisco Rodrigo Silva, representante suplente dos técnicos-administrativos, e Kleiton Fagner Azevedo de Oliveira, representante suplente dos discentes.

DESPEDIDA

Ao final da reunião, a conselheira Hubeônia Morais de Alencar, diretora da Faculdade de Letras e Artes (FALA/UERN), se despediu da participação das atividades do Conselho. A professora se afasta do Consuni para assumir o cargo de secretária municipal de Educação na Prefeitura Municipal de Mossoró.

Em sua fala, ela relembrou as lutas que abraçou nas discussões do Conselho a favor da comunidade acadêmica. Também defendeu a união para buscar melhorias para Universidade. A professora parabenizou ainda a reitoria em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais, pela condução da Universidade, sobretudo no período de pandemia.

Hubeônia Alencar ressaltou que sua ida para a Secretaria Municipal de Educação representa um estreitamento de elo entre a Universidade e o Município, facilitando o diálogo para parcerias.