Consepe regulamenta processo de registro de diplomas de Medicina expedido por instituições estrangeiras

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a minuta de resolução que regulamenta no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) o processo de anotação e registro de diplomas de graduação de Medicina expedido por instituições estrangeiras.

A decisão considera o convênio firmado entre a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o escopo de possibilitar, por meio de aprovação no Exame Nacional de Diplomas Médicos (REVALIDA), a revalidação dos diplomas de graduação em Medicina expedidos por instituições estrangeiras.

O processo de revalidação de diploma de médicos está em discussão há bastante tempo. Em 2021, a Uern aderiu ao REVALIDA, que são provas extremamente rigorosas, que atestam a preparação de médicos com diplomas expedidos por universidades estrangeiras. A regulamentação do processo representa um grande avanço para a Instituição.

Conforme a resolução, promoverá o apostilamento de diploma de graduação em Medicina expedido por instituições de ensino superior estrangeiras. A resolução ressalta que a aprovação do requerente no Exame Nacional de Diplomas Médicos (REVALIDA) é condição indispensável para o processo de apostilamento.