Conferência aborda as potencialidades da Uern para o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis

Dentro da diversificada programação da Semana de Meio Ambiente, inserida no Reconecta, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte realizou na noite de hoje, 08, uma conferência online para discutir as “Potencialidades da UERN para o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis”, com a professora Dra. Bernadete Fragoso.

O tema abordado faz referência direta ao empenho que a Uern emprega para colocar em prática os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao fazer a abertura do evento, o vice-reitor Chico Dantas enalteceu a importância das discussões e as ações que a Universidade vem realizando.

“A gente unificou as ações e os trabalhos institucionais em várias esferas, em várias frentes, social, ambiental e econômica e estamos promovendo uma discussão desses objetivos em toda a Universidade. Defendemos o desenvolvimento sustentável também como parte de um pacto entre as universidades, os governos, a indústria, a sociedade como um todo”, destacou.

No início da sua fala, a professora Bernadete Fragoso, do Departamento de Ciências Biológicas, comentou a respeito das dificuldades dos seres humanos darem a devida importância à preservação do planeta.

“Porque quando a gente fala em meio ambiente, geralmente todo mundo pensa que isso é assunto pra biólogo ou pra pessoas da área da gestão ambiental ou do meio ambiente, classificaram o meio ambiente pra uma categoria de pessoas ou profissionais. E, na verdade, o ambiente está no nosso dia a dia, quando eu bebo uma água de boa qualidade, se eu não desligo a luz ao sair de algum lugar, se eu não fecho uma torneira etc as minhas escolhas vão impactar o ambiente em que eu vivo e vão impactar o planeta”, comentou.

Segundo a docente, apesar da temática ser melhor e mais abordada atualmente com mais importância entre as novas gerações e haver mais conscientização, as políticas públicas ainda estão sob o controle de poucos.

“A geração mais antiga não tem essa conexão que as crianças têm hoje. Mas o problema é que essa geração mais antiga é que está sentada nas cadeiras de poder, nas cadeiras de decisão e nas políticas públicas. Daí a importância de a gente mostrar que ambiente é tudo, é saúde, é sociedade, é economia e envolve os diferentes setores da nossa sociedade”, acrescentou.

No decorrer da sua exposição, Bernadete Fragoso exemplificou algumas das inúmeras ações, projetos, pesquisas, parcerias e formações que a Uern já adota para atender a Agenda 2030 e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Para assistir na íntegra a conferência transmitida no YouTube, clique AQUI.