Complexo Cultural recebe ações de prevenção contra o Aedes aegypti

O Complexo Cultural da UERN, localizado na zona Norte de Natal, recebe nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, o evento “Limpando o quintal de casa” – uma parceria da UERN com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O objetivo é sensibilizar a população quanto a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

A programação terá início às 8h, com uma mesa composta por representantes da UERN, Marinha, União de Escoteiros do RN e Governo do Estado. Em seguida, haverá uma peça teatral em alusão ao tema do evento. A peça será conduzida pelo Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Natal. Às 9h, haverá uma palestra ministrada pela equipe da Marinha, além da exibição de um vídeo.

Já às 9h30, será realizada a oficina “Limpando o quintal de casa”, a cargo do Núcleo de Entomologia da Sesap. Será apresentado o Observatório do Aedes aegypti e serão dadas orientações à população. Além disso, haverá panfletagem e um momento recreativo, com atividades lúdicas alusivas à prevenção contra o mosquito para encerrar o evento.

A diretora do Complexo Cultural da UERN, Irene de Araújo Van Den Berg, informa que os alunos dos cursos de graduação do Campus de Natal interessados em colaborar como monitores durante a realização do evento poderão buscar o Setor de Eventos do CCUERN e manifestar seu interesse. Após a efetiva participação nas atividades esses estudantes receberão certificado de participação em ação extensionista expedido pela PROEX.

De acordo com a subcoordenadora de Informação, Educação e Comunicação (Siec) da Sesap, Eufrásia Ribeiro, “a iniciativa é importante à medida que a comunidade acadêmica do RN está se mobilizando e chamando a comunidade do entorno para discutir a prevenção contra o mosquito Aedes e as doenças causadas por ele”.

As ações do evento foram discutidas na segunda-feira (22), na Sesap, em reunião na qual participaram Eufrásia Ribeiro, o subcoordenador de Ações de Saúde da Sesap, João Bosco Filho, e técnicos da Siec, a diretora do Complexo Cultural da UERN, Irene de Araújo Van Den Berg, e o coordenador dos Jovens Líderes dos Escoteiros do RN.