Como universidades estaduais estão enfrentando a pandemia foi tema do UERN Talks

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi uma das primeiras instituições a suspender as atividades presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A partir do dia 15 de março, data da oficialização, diversas ações foram e estão sendo tomadas pensando na saúde e segurança da comunidade acadêmica. A atuação dessa e de outras universidades no atual contexto foi tema do UERN Talks de hoje, 27.

A Profª Drª Fátima Raquel, reitora em exercício da UERN, debateu com o Prof. Dr. Rangel Júnior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), sobre como as universidades estão enfrentando a pandemia no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A conversa foi mediada pelo jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social da UERN, Esdras Marchezan.

“Nós criamos um comitê que discute estratégias de prevenção e combate ao novo coronavírus dentro e fora da Universidade, que pensa nos aspectos físicos e estruturais para trazer segurança, levando em consideração também as questões de ensino e de tecnologia”, explicou Fátima Raquel.

A reitoria está montando um calendário suplementar para quando for possível retomar as atividades presenciais. Toda a comunidade acadêmica será ouvida antes que a proposta seja avaliada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Outra ação de destaque foi feito pela engenheira de segurança do trabalho da UERN, Sara Barroso. O estudo “Recomendações de Segurança nas Instalações da FUERN – Prevenção à Transmissão do Covid 19” elenca todas as situações e aponta as necessidades para que as atividades voltem de forma presencial de forma segura, desde a adequação das salas de aula até a distribuição de insumos para a comunidade acadêmica.

Para a vice-reitora, as atividades deverão ser retomadas com qualidade e de forma acessível a todos os seus estudantes.

CENÁRIO

Não há nenhuma universidade completamente paralisada, de acordo com o presidente da ABRUEM. As instituições estão se adaptando às novas dificuldades e implementando ações para que o funcionamento não sofra ainda mais prejuízos.

“Estamos com muitas atividades remotas acontecendo. Trabalhar virtualmente era uma coisa excepcional, mas agora tornou-se uma necessidade. No entanto, nosso maior desafio não é a tecnologia, mas a educação em si, como incluir todo mundo”, ressaltou o professor Rangel Júnior.

No âmbito da UERN, diversas atividades, eventos, reuniões etc estão acontecendo virtualmente, seja pelas redes sociais na internet ou por plataformas como o Google Meet.

PROGRAMA

Exibido às quartas-feiras, às 16h, o UERN Talks discute um tema a cada edição. A transmissão acontece pelos canais da UERN TV no Youtube e  Facebook, e no Canal 23.1 da TCM Telecom.