Covid 19: Infectologista afirma que momento é de calma

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) voltou a se reunir nesta segunda-feira (14). Durante a reunião, foram tratados casos específicos da Instituição diante da publicação do Decreto nº 29.512/2020, do Governo do RN e da Portaria nº 346/2020-GP/FUERN.

O Comitê foi instituído na última semana, com o objetivo de discutir estratégias e medidas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19. Participaram da reunião a reitora em exercício Fátima Raquel Morais; a chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia; o assessor da Reitoria, Esdra Marchezan; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Jéssica Figueiredo; o professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Fabiano Maximino; a professora da Faculdade de Enfermagem (FAEN), Amélia Carolina.

Médico infectologista e professor da FACS, Fabiano Maximino chamou a atenção para o momento de cautela diante da ameaça do coronavírus. “O momento agora é de ter calma. Ainda não temos nenhum caso em Mossoró. Não há motivo para pânico, mas há motivo para as pessoas entenderem as circunstâncias. Devemos evitar a concentração de pessoas. A suspensão das atividades presenciais da UERN é uma forma de contribuir para esse cenário mundial, uma das medidas que podem ser adotadas diante de um vírus que se espalha rapidamente e que ainda não tem vacina”, explicou o professor.

De acordo com a reitora em exercício, Fátima Raquel Morais, o comitê irá continuar acompanhando a evolução do vírus no Rio Grande do Norte e no País, e poderá voltar a se reunir para debater novas medidas no âmbito da Instituição.

“É importante que as pessoas encarem esse problema com seriedade, e tenham a consciência de que sua atitude vai interferir diretamente na vida de outras pessoas. É preciso seguir as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, afirmou a reitora.

Considerando a declaração de pandemia e as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, a UERN está estabelecendo protocolos visando resguardar a saúde de professores, técnicos, estudantes e prestadores de serviço. No último domingo (15), foi publicada portaria suspendendo as atividades presenciais e orientando o uso de sistemas on-line para o encerramento do semestre 2019.2.

Além das determinações da portaria, a Instituição orienta os membros da comunidade acadêmica a adotarem medidas preventivas, de modo a minimizar as condições de transmissão de gripes provocadas por quaisquer tipos de vírus, reduzindo assim as possibilidades de eventual disseminação do Covid-19.