Comissão volta a se reunir para discutir retorno de atividades presenciais na UERN

A Comissão Especial de Consulta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEC/UERN) voltou a se reunir nesta sexta-feira (3) com o objetivo de avaliar o cenário atual da pandemia no Rio Grande do Norte e discutir as possibilidades para o retorno das atividades presenciais na Instituição.

Na reunião desta sexta-feira, os pesquisadores Prof. Dr. Rodolfo Costa, da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN (FACEM) e Profª. Drª. Amélia Fernandes, da Faculdade de Enfermagem da UERN (FAEN) apresentaram o panorama atual da pandemia no Rio Grande do Norte, reafirmaram para o grupo, através de dados científicos, que ainda não é o momento de retomada presencial das atividades.

“As pessoas perguntam quando é que a gente vai atingir o pico e quando é que a gente vai acabar com a pandemia. Essa pergunta, do ponto de vista técnico, não é possível de responder, pois os nossos modelos preveem os próximos dez dias muito bem, que é o suficiente para que a gente vá acompanhando três vezes ao mês e tenha uma noção para saber se a gente já estabilizou para que possa ter o mínimo de segurança possível para uma retomada”, explicou o professor Rodolfo Costa.

A professora Amélia Fernandes explicou que o vírus tem sido um desafio para a ciência, sendo muito difícil desenvolver pesquisas que permitam a definição de prazos para a retomada de atividades presenciais. “Não temos como falar em prazo enquanto a gente tiver essa reprodutibilidade, por exemplo. Existe a possibilidade de até mesmo as pessoas com IGG positivo, ser vetor do Covid”, alertou a pesquisadora.

A comissão está dividida em grupos de trabalho, que estão elaborando um documento com as orientações para a retomada das atividades presenciais, o que só irá acontecer quando houver condições de garantir a segurança da comunidade acadêmica. Esses grupos estão subdivididos de acordo com as dimensões acadêmica, tecnológica e estrutural (administrativa). Na próxima semana, deverá acontecer a apresentação das sugestões de cada grupo, para a elaboração do documento final.

“Essa comissão foi composta para orientar a Universidade no que diz respeito às diversas questões nesse contexto de pandemia. Nós já temos elementos suficientes para, enquanto comissão, apresentar uma proposta de retomada. E não tendo um cenário positivo para o retorno presencial, nós temos que pensar em como será esse retorno. Nossos estudantes esperam por isso, cobram isso. A comunidade espera por isso, e nosso papel é orientar esse plano de retomada”, afirmou a vice-reitora Fátima Raquel, que presidiu a reunião.

Representantes dos fóruns de diretores e dos chefes de departamentos; e dos professores, estudantes e técnicos administrativos, além da gestão universitária compõem a comissão.