Comissão apresenta projeto de Autonomia Financeira da UERN

A Comissão responsável pela revisão e atualização do Projeto de Autonomia Financeira da UERN apresentou, nesta quinta-feira, 31 de março, ao Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, o Projeto de Autonomia que deve ser levado para apreciação do Conselho Universitário (CONSUNI/UERN).

Os professores José Teixeira e Galileu Medeiros, do Campus de Caicó, juntamente com o professor aposentado João Batista Xavier, apresentaram as propostas embasadas no trabalho executado pela comissão anterior, respaldadas ainda pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UERN).

O projeto é fundamentado em dados técnicos, na história de lutas da UERN e em seu impacto para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Ainda compõe a comissão, além dos professores Galileu Medeiros, José Teixeira e João Batista, o técnico Hebert Torquato. “Contamos com o auxílio de todas as pró-reitorias, que nos forneceram os dados necessários”, destacou José Teixeira.

A exemplo de experiências exitosas de outras Universidades Estaduais – como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade de Campinas (UNICAMP), dentre outras – a Autonomia Financeira da UERN é um sonho almejado há décadas.

Testemunha de muitas conquistas e com nome marcado no protagonismo de lutas da UERN, o professor João Batista Xavier é um defensor aguerrido dessa proposta. “A luta pela autonomia começou com a mobilização docente. Esse projeto é um sonho. A saída é a autonomia financeira da Universidade”, afirmou João Batista.

O Reitor Prof. Pedro Fernandes parabenizou o trabalho da Comissão e indicou que o Projeto fosse apresentado ao Conselho Universitário – CONSUNI. Além disso, o Prof. Pedro Fernandes reforçou que a Autonomia Financeira da UERN está legitimada pelo Plano Estadual de Educação (PEE) – Lei Nº 10.049, de 27 de Janeiro de 2016, que preconiza na Dimensão 7, Meta 1: Ampliar e assegurar maior aporte de recursos destinados à manutenção dos cursos (graduação, especialização, mestrado e doutorado) nas Instituições de Ensino Superior públicas, bem como à infraestrutura física da UERN e da IFESP.”

A apresentação do Projeto de Autonomia ao CONSUNI será agendada. Posteriormente, o Projeto será amplamente debatido junto aos outros colegiados da UERN e sociedade civil.