Começa adequação de novos espaços para ampliação dos ambulatórios da FACS

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu recentemente novos espaços para a ampliação dos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) em Mossoró. Com isso, os ambulatórios passarão a contar com a estrutura de 19 salas, dez a mais que o atual.

Os espaços estão passando por adequações e já teve início o processo de licitação de novos equipamentos para os ambulatórios. Em Mossoró, algumas especialidades na área da saúde são ofertadas no serviço público exclusivamente nos ambulatórios da FACS. Durante a pandemia, os serviços continuaram sendo ofertados.

“Desde que o ambulatório foi fundado, em 2007, os serviços não pararam, e a gente vê um crescimento nesse período de pandemia. Estamos aumentando a nossa capacidade de 9 para 19 salas. Alguns serviços ofertados no serviço público de Mossoró são ofertados exclusivamente aqui e agora temos a oportunidade de ampliar essa oferta”, afirmou o coordenador dos ambulatórios da FACS.

Além dos ambulatórios da FACS, os ambulatórios da Faculdade de Enfermagem (FAEN) também serão ampliados. A estrutura localizada na Faculdade de Enfermagem, no Centro de Mossoró, continuará prestando atendimento à população, atendendo a população em geral e públicos específicos como pessoas em situação de rua e o público LGBTT+.

“Trata-se de uma ampliação dos serviços ofertados pela FAEN. Além do que já é ofertado na FAEN, agora iremos atuar junto com a Medicina na parte de esterelização de material e envolvimento de alguns projetos já desenvolvidos aqui, como feridas e curativos”, explicou o professor Lucídio Clebeson, da FAEN.

A reitora em exercício Fátima Raquel Morais e a reitora eleita Cicília Maia visitaram os novos espaços para acompanhar as obras de adequação. Cicília Maia afirmou que vislumbra a criação de um Centro Integrado de Saúde a partir das especialidades já existentes na própria universidade. “A gente tem uma estrutura muito boa nas pró-reitorias, um conjunto de profissionais que poderiam integrar um centro integrado de saúde, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade”, afirmou.

Acompanharam a visita o diretor da FACS, Fausto Guzen; a chefe do departamento de medicina, Patrícia Jovelina, e professores da FACS e representantes dos estudantes do curso de Medicina da Uern. Também estavam presentes o pró-reitor e a pró-reitora adjunta de Administração, Tarcísio Barra e Simone Gurgel; o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Wogelsanger Oliveira, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes.

Os ambulatórios da FACS são campo de atuação para Pesquisa e Extensão Universitária. O atendimento é realizado com a participação de professores, residentes e alunos de graduação, que atuam na assistência, promoção e prevenção à saúde. Alguns projetos como o Sonho de América (Teste do olhinho), Mãe Primavera (gestante adolescentes de 12 a 19 anos), Doença de Chagas e Nucléolo do Fígado são realizados nos ambulatórios.

Os espaços estavam ocupados pela Emater e Idiarn e foram doados à Universidade em 2017. Algumas salas ainda estão ocupadas pelos órgãos estaduais. A Emater está finalizando as obras de adequação para passar a funcionar em um novo local, devendo entregar as salas em um curto espaço de tempo. O Idiarn ainda não apresentou um prazo para a desocupação do espaço, o que também deverá acontecer em breve.