Com SEST SENAT, alunos e docentes da FAEN prestam assistência a trabalhadores do transporte

Na manhã desta quinta-feira, 18, estudantes e professores do projeto de extensão Café Educativo e do Programa de Educação Tutorial – PET prestaram um serviço de assistência à saúde dos trabalhadores do transporte.

Os dois projetos integram a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FAEN/Uern.

Fruto de parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT, a ação consistiu na realização de testes rápidos e atividades educativas.

De acordo com informativo dos organizadores, “os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele). Tal mapeamento pode contribuir de forma positiva no processo de relaxamento das medidas restritivas”.

Em outras palavras, quando a pandemia estiver controlada, o mapeamento imunológico terá relevância para auxiliar no retorno seguro das atividades.

“Essa ação é importante porque os trabalhadores dos transportes são mais sensíveis a se contaminarem, uma vez que eles rodam todo o Brasil. Além disso, apesar do lockdown em algumas cidades e estados, o transporte não para”, disse Gilberto Vale, diretor do SEST SENAT em Mossoró.

As professoras Líbne Lidianne e Suzana Azevedo, ambas da FAEN/Uern, participaram do serviço, acompanhadas dos estudantes Jussara Medeiros e Márcio Danillo. Também esteve na ação o farmacêutico bioquímico Vítor Aires, professor do curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa.