Com financiamento externo, UERN Natal vai registrar memória religiosa da capital

Inspirada no projeto da Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal, que em 2020 terá a terceira edição, a professora do curso de Ciências da Religião do Campus da UERN em Natal, Irene de Araújo van den Berg Silva, participou e alcançou a melhor colocação entre todos os projetos aprovados na Seleção Pública – Apoio Financeiro às Expressões Culturais Religiosas, realizada pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte), orgão da Prefeitura Municipal de Natal.

A professora uerniana apresentou a proposta para produção, edição, impressão e distribuição do livro “Memória Religiosa da Cidade de Natal”, um guia elaborado para ser distribuído gratuitamente em escolas e bibliotecas e disponibilizado em locais turísticos.

O livro pretende ser uma publicação para fazer circular conhecimento tecnicamente fundamentado, contudo, em linguagem acessível para servir tanto para pesquisas escolares quanto como material informativo para turistas e amplo público interessado pela temática.

“Articulei uma rede de vários especialistas que trabalham com religões em Natal, para montar uma obra com linguagem acessível, registros fotográficos e mapas, entre outros elementos gráficos, que tornarão a publicação bem atrativa. São professores e pesquisadores da UERN, UFRN e IFRN, e também doutorandos da UFPB”, conta a autora da ideia.

O Prof. Dr. Chico Dantas, diretor da UERN Natal, destaca que a aprovação do projeto com financiamento externo evidencia a importância da temática para o município de Natal e a qualidade do trabalho que a professora Irene vem desenvolvendo no curso de Ciências da Religião.

Por tratar-se de publicação elaborada por especialistas, a obra deverá ainda indicar fontes e registros de pesquisa, sinalizando caminhos para aqueles que desejem se aprofundar nos temas abordados.

Além da tiragem de 500 exemplares impressos, o livro deverá ainda ser disponibilizado integral e gratuitamente na forma de E-Book em plataforma digital.