O V Colóquio de Extensão aberto na quarta-feira(30/11) no Campus Central, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) amplia as discussões acerca de termos uma comunicação mais desenvolvida, e se adequando à realidade atual. Na abertura do evento, o reitor em Exercício, o Professor Dr. Aécio Cândido, lembrou que será com este tipo de iniciativa que podemos aprender mais e relembrar que nós somos os únicos seres da natureza a contarmos com uma comunicação desenvolvida.
De acordo com Aécio Cândido “é conversando que a gente, não somente se entende, como a gente aprende”. E citou o Educador Paulo Freire, que insistia em dizer que “ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão”. E concluiu dizendo que as comunidades onde as conversas são menos valorizadas são aquelas que se desenvolvem menos.
O reitor em Exercício, Aécio Cândido, antecedeu ao palestrante do dia, o Professor Deusimar Freire Brasil, Coordenador de Ações de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele citou que este tipo de evento, tenta contextualizar o momento em que a extensão universitária brasileiras vive hoje no país. Segundo ele este é um momento extramente importante por conta das mudanças na educação brasileira, e a extensão que também passa por este contexto. O Professor Deusimar informou que ” estamos no momento em que há uma reflexão profunda sobre o fazer da Extensão. E promoveu uma discussão de como a Extensão se coloca hoje, diante deste contexto de mudança na educação brasileira.
O palestrante foi mais além ao citar que são nesses momentos que surge a oportunidade de parar para repensar a metodologia, do teórico da extensão; é o momento de dialogar e, que num momento como este é que se fortalece a rotina do fazer da Universidade, do fazer da Extensão, e com isto, o deslocamento para professores, estudantes e sociedade, porque a Extesão tem essa dimensão da relação da sociedade como a sociedade.
EDUCAÇÃO – O V Colóquio tem programação ainda para esta quinta-feira( 01) e sexta-feira(02). Hoje estão previstas a realização de quatro conferências: “Educação e Extensão no Semiárido” proferida pela Dra. Suzaneide Ferreira da Silva Menezes (UERN), Coordenadora da Câmara Temática da Educação – Núcleo Mossoró / Território da Cidadania; “Extensão, Inovação e Tecnologia no Semiárido”, sob o comando de Susie Alves Silva de Macedo, Diretora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da FAPERN e do professor Dr. Francisco Vanderlei de Lima UERN (Coordenador).
Entre 15h e 17h serão realizadas apresentações orais e à noite será a vez da mesa-redonda: “Políticas Públicas de Cultura e Desenvolvimento do RN”, com as presenças da professora Dra. Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia, Secretária Extraordinária de Cultura do Governo do Estado do RN, de Jorge Augusto de Castro, Gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal, de Clézia da Rocha Barreto, Gerente Executiva de Cultura da Prefeitura Municipal de Mossoró, professor Ms. Adalberto Veronese da Costa, diretor do DART – UERN. Todos os eventos ocorrem no Auditório Professor Élder Heronildes, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) Campus Central.
O Colóquio tem como objetivo proporcionar ampla discussão, de caráter interdisciplinar, sobre a relação entre sujeito e linguagem na atualidade, congregando pesquisadores e linhas de pesquisa que articulem saberes na produção de conhecimento em diferentes domínios discursivos. Ocorre como forma de divulgar a produção acadêmica realizada sobre tais questões na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a fim de intercambiar os conhecimentos aí produzidos com os de outras instituições do país.