Colação de grau extraordinária virtual forma 17 enfermeiros do Campus Avançado de Caicó

O combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ganhará um reforço de mais 17 profissionais da saúde. Depois da Colação de Grau Extraordinária de forma virtual dos estudantes do curso de Enfermagem dos Campi de Pau dos Ferros e Mossoró realizada na manhã de hoje, 13, à tarde foi a vez dos discentes de Enfermagem do Campus Avançado de Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) conquistarem o tão sonhado diploma.

Não teve o ritual das tradicionais colações de grau com beca, entrada dos padrinhos, nervosismo dos formandos, discursos e lançamento do capelo para o ar, mas não faltou emoção, agradecimento e incentivos para enfrentar os inúmeros desafios a partir de agora.

A solenidade foi presidida remotamente pela reitora em exercício da UERN, Profª Drª. Fátima Raquel Morais. Os formandos já podem solicitar o registro ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN) para atuar no enfrentamento à pandemia.

“A gente queria o abraço, o aconchego, o olho no olho, mas é um momento diferente e que a gente precisa se adaptar, se reinventar. São vários sentimentos que surgem e vão surgir nas novas relações de saúde e vida de cada um. Apesar de distantes fisicamente, vamos continuar unidos e a Universidade vai estar sempre aqui para vocês”, ressaltou a reitora em exercício.

A formanda Lídia Dantas lembrou que a turma, acostumada com desafios, enfrentou duas greves nos últimos quatro anos e meio e agora se forma em um cenário ainda mais desafiador.

“Somos uma turma diferente das demais e vai ser essa diferença com as nossas qualidades que vão nos tornar profissionais de excelência. Aprendemos no sofrimento a abraçar uma causa. Estamos separados agora, mas logo estaremos comemorando juntos. Como profissionais, chegou a hora de estar na linha de frente combatendo essa pandemia”, destacou encorajando os colegas.

A professora Rosangela Diniz Cavalcante, coordenadora do curso, parabenizou os formandos e desejou sucesso nesse momento atípico.

“Vocês vão ter que se adaptar a um novo cenário e a Universidade vai estar sempre de portas abertas. Mantenham o desejo de conhecimento sempre aceso. Espero encontrar vocês no mestrado, doutorado e nos serviços de saúde. Tenho certeza que todos saem com competências éticas, políticas, científicas e humanas para exercerem suas atividades com qualidade”, avaliou a docente.