CMM presta homenagem aos 53 anos da Uern e destaca sua importância para a região

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 23, a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) prestou homenagem aos 53 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Na oportunidade, representantes da comunidade acadêmica foram agraciados com medalhas, troféus e títulos de cidadão mossoroense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à instituição.

A sessão solene contou com a presença da reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais; a reitora eleita Cicília Maia; o vice-reitor eleito Chico Dantas; o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Gilton Sampaio, representando a governadora Fátima Bezerra; a deputada estadual Isolda Dantas, ex-reitores da Uern e representantes da comunidade acadêmica e externa.

O vereador Francisco Carlos, propositor da sessão solene, destacou a importância da Uern no desenvolvimento econômico e social de todo o Estado. “A Uern tem formado profissionais em diferentes áreas que estão atuando em todo o país. Esse é um momento propício para ressaltar o relevante papel da Universidade e levantarmos a bandeira da defesa de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”, frisa o vereador, que também é professor da Uern.

Conforme o prefeito Allyson Bezerra, é de suma relevância que a classe política se una na defesa da autonomia financeira da Uern. “Ao longo desses 53 anos, a Uern vem contribuindo para a formação de profissionais, com a economia e o desenvolvimento social do Estado. Ela precisa ser valorizada, ter autonomia financeira e ser defendida por todos”, diz.

Ele lembra que faz questão de compor seu secretariado em sua maior parte com servidores da Uern. “A Universidade tem grande capacidade técnica e científica para contribuir na prática com a cidade”, frisa. O prefeito reforçou ainda a parceria com a Universidade para o êxito da campanha Mais Vacina. “Em um dos momentos mais cruciais da sociedade, a Uern chegou junto com sua força de trabalho, sua dedicação, seu compromisso em contribuir com a comunidade. Por isso, viva a Uern! Que a classe política possa sempre defendê-la e lutar por sua autonomia financeira, para que ela seja maior e mais forte”, destaca Allyson.

A professora Jéssica Figueiredo, Pró-reitora de Gestão de Pessoas, falou em nome dos homenageados, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró (CMM). Emocionada, ela destacou a satisfação de fazer parte desta instituição que tanto tem contribuído com a sociedade. “Enquanto servidores, ajudamos a Uern a transformar vidas, vidas que transforma sua realidade em Mossoró, Pau dos Ferros, Assú… enfim, em todo o Estado”, frisa.

A reitora em exercício, Fátima Raquel, enfatiza que a Uern é fruto de muita luta, de pessoas que não mediram esforços para que Mossoró tivesse uma Universidade. “Hoje a Uern é de todo o Estado. Temos cursos nas mais diferentes áreas, ensino, pesquisa, extensão e cursos de pós-graduação e graduação, voltados para contribuir com a formação profissional e o desenvolvimento da sociedade”, destaca. Ela lembrou ainda do legado de Pedro Fernandes. “Um visionário, que ajudou a mudar a cara da Universidade e torná-la cada vez mais socialmente referenciada”, diz.

A reitora eleita Cicília Maia destacou que ao longo de 53 anos a Uern tem transformado a vida de muitas pessoas. “E a partir do dia 28 de setembro, eu e Chico Dantas temos a missão de dar continuidade a esse trabalho que vem sendo desenvolvido na Universidade, somado aos desafios de torná-la cada vez mais plural, inclusiva e forte. Para que ela continue trabalhando a favor do povo potiguar”, declara.

Para o ex-reitor Padre Sátiro Cavalcante Dantas, a Uern é a Universidade de Mossoró, que já nasceu com uma história de luta e de parceria com a sociedade. “É importante que todos se unam em defesa da Universidade”, diz.

A deputada estadual Isolda Dantas enfatiza que a Uern transformou sua vida, assim como vem transformando a vida de filhos e filhas de trabalhadores ao longo de décadas. Ela relata o orgulho de ser autora da Lei de Assistência Estudantil, que garante a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social.

“Eu sou defensora da Uern desde a época de estudante desta instituição. E continuo defendendo a Universidade, especialmente agora enquanto deputada estadual, na votação e defesa de projetos a favor da Instituição”, declara. A deputada assumiu o compromisso de votar a favor da autonomia financeira da Uern. “A Governadora irá encaminhar o projeto de autonomia financeira da Universidade, e nós vamos votar favorável e dialogar com os demais deputados para que esse projeto seja aprovado e a Uern tenha a sua tão sonhada autonomia financeira”, afirma.

O presidente da Fapern e professor da Uern, Gilson Sampaio, representando a Governadora Fátima Bezerra, enfatizou o compromisso do Governo do Estado com a valorização da Uern, com o encaminhamento de projetos relevantes como o que prevê o fim da lista tríplice, o Plano de Cargos, Salários e Carreira dos servidores e a autonomia financeira da Uern.

Além dos 22 homenageados com os títulos honoríficos, a reitora em exercício, professora Fátima Raquel, o reitor licenciado, professor Pedro Fernandes, a reitora eleita para o quadriênio 2021/2025, Cicília Maia, e o vice-reitor eleito Chico Dantas receberam menção honrosa em nome dos vereadores da Casa.

Homenageados e homenageadas

Autor: vereador Gideon Ismaias

Francisca Glaudionora da Silveira
Autor: vereador Isaac da Casca