Os coordenadores da Residências Médicas da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foram recebidos na tarde desta sexta-feira (17) pelo Reitor Pedro Fernandes.
O objetivo do encontro foi levar ao conhecimento do Reitor os trabalhos desenvolvidos pela Residência Médica e Medicina da Família e Comunidade já existentes e das duas novas residências recém-aprovadas pelos Ministério da Educação e Saúde. As duas residências aprovadas foram em Ginecologia e Obstetrícia e Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade. Esta última, foi a única aprovada no Interior do Nordeste e é a primeira residência multiprofissional pela UERN.
A coordenadora da Residência Médica e Medicina da Família e Comunidade do Município, Andrea Taborda Ribas da Cunha, disse que começou o processo para ter a aprovação desta residência em 2009, através do Edital 8 do Pró-Residência, em conjunto com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Ministério da Saúde. Na oportunidade, a UERN concorreu e ganhou 18 bolsas para Residência Médica e Medicina de Família e Comunidade.
A Residência que tem suas atividades desenvolvidas em parceria da UERN/Prefeitura Municipal de Mossoró já formou uma turma em 2013 e vai formar a segunda turma agora em março de 2014, com 5 novos médicos de Família e Comunidade. E já conta com novo processo seletivo para se iniciar a mova turma em 2014.
Novas – A Coordenadora da recém-aprovada Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes, disse que a UERN concorreu ano passado, ao Edital 29, a bolsa para Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e conseguiu a aprovação de 12 bolsas, divididas em 3 anos.
De acordo com Isabelle Cantídio, com a aprovação da Residência a Faculdade de Ciências da Saúde contará com 4 vagas para o R1, 04 vagas para o R2, 04 vagas para o R3. “E já estamos nos organizando para lançar o processo seletivo juntamente com a Medicina de Família e Comunidade já existente em nossa cidade, no segundo semestre para que agente dê início a Residência Médica Ginecologia e Obstetrícia na UERN, em 2015”, lembra.
As bolsas para Residência em Ginecologia e Obstetrícia foram aprovadas em 2014, com 12 vagas divididas em 3 anos. O edital será lançado no segundo semestre de 2014 e o início da Residência está previsto para março de 2015.
Já o Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, Deivson Wendel da Costa Lima, disse que a aprovação dessa Residência pelos Ministérios da Saúde e Educação, em parceria da Prefeitura de Mossoró, resultou na aprovação de 24 bolsas para residentes na área de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. E que até final de dezembro tem a possibilidade de realizar esse processo seletivo.
O curso será realizado pela Faculdade de Enfermagem em parceria com a Prefeitura de Mossoró. Tem a duração de dois anos, com desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que serão iniciadas em até 2015.