Ciências da Saúde da UERN é contemplada com mais duas Residências Médicas

Os coordenadores da Residências Médicas da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foram recebidos na tarde desta sexta-feira (17) pelo Reitor Pedro Fernandes.

O objetivo do encontro foi levar ao conhecimento do Reitor os trabalhos desenvolvidos pela Residência Médica e Medicina da Família e Comunidade já existentes e das duas novas residências recém-aprovadas pelos Ministério da Educação e Saúde. As duas residências aprovadas foram em Ginecologia e Obstetrícia e Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade. Esta última, foi a única aprovada no Interior do Nordeste e é a primeira residência multiprofissional pela UERN.

A coordenadora da Residência Médica e Medicina da Família e Comunidade do Município, Andrea Taborda Ribas da Cunha, disse que começou o processo para ter a aprovação desta residência em 2009, através do Edital 8 do Pró-Residência, em conjunto com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Ministério da Saúde. Na oportunidade, a UERN concorreu e ganhou 18 bolsas para Residência Médica e Medicina de Família e Comunidade.

A Residência que tem suas atividades desenvolvidas em parceria da UERN/Prefeitura Municipal de Mossoró já formou uma turma em 2013 e vai formar a segunda turma agora em março de 2014, com 5 novos médicos de Família e Comunidade. E já conta com novo processo seletivo para se iniciar a mova turma em 2014.

Novas – A Coordenadora da recém-aprovada Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes, disse que a UERN concorreu ano passado, ao Edital 29, a bolsa para Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e conseguiu a aprovação de 12 bolsas, divididas em 3 anos.

De acordo com Isabelle Cantídio, com a aprovação da Residência a Faculdade de Ciências da Saúde contará com 4 vagas para o R1, 04 vagas para o R2, 04 vagas para o R3. “E já estamos nos organizando para lançar o processo seletivo juntamente com a Medicina de Família e Comunidade já existente em nossa cidade, no segundo semestre para que agente dê início a Residência Médica Ginecologia e Obstetrícia na UERN, em 2015”, lembra.

As bolsas para Residência em Ginecologia e Obstetrícia foram aprovadas em 2014, com 12 vagas divididas em 3 anos. O edital será lançado no segundo semestre de 2014 e o início da Residência está previsto para março de 2015.

Já o Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, Deivson Wendel da Costa Lima, disse que a aprovação dessa Residência pelos Ministérios da Saúde e Educação, em parceria da Prefeitura de Mossoró, resultou na aprovação de 24 bolsas para residentes na área de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. E que até final de dezembro tem a possibilidade de realizar esse processo seletivo.

O curso será realizado pela Faculdade de Enfermagem em parceria com a Prefeitura de Mossoró. Tem a duração de dois anos, com desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que serão iniciadas em até 2015.