Ciência, Educação e Direitos Humanos é o tema da Medalha da Abolição 2021

A comissão da Medalha da Abolição definiu, nesta segunda-feira (21), o tema e os homenageados da edição 2021 da comenda concedida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura de Mossoró, através da Lei Municipal 20/68. Para este ano, o tema escolhido foi “Ciência, Educação e Direitos Humanos”.

“Precisamos ter uma educação, uma ciência cada vez mas forte, mas também, especialmente na perspectiva da garantia dos direitos humanos. Mais do que nunca, nós vivemos numa sociedade que precisa resgatar esses conceitos, em especial, a dimensão do humano, do ser social, garantindo os seus direitos. Pensar ciência, educação e direitos humanos dentro de uma mesma proposta, de uma mesma esfera, contribuirá sobremaneira para a reflexão dentro da nossa sociedade”, argumentou a reitora Fátima Raquel, presidente da comissão.

Um dos homenageados com a Medalha deste ano é o professor Olismar Medeiros Lima, que durante anos compôs a Comissão da Medalha da Abolição e foi mais uma vítima da Covid-19. Os demais agraciados são personalidades jurídicas com relevantes serviços prestados à sociedade de Mossoró na garantia dos direitos humanos e na promoção da ciência e educação. São elas:

• Albergue de Mossoró (Albem)
  • Ambulatório LGBT+
  • Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR)
  • Ambulatório da Faculdade  de Ciências da Saúde da Uern
  • Consultório de Rua

“Esse ano tem uma característica diferente porque nós estamos trazendo as entidades. Sabemos que por trás de cada entidade dessa tem toda uma equipe trabalhando para a garantia dos direitos das pessoas que mais necessitam. Quando nós pensamos nessas entidades, foi justamente pensando nessas pessoas que já têm um serviço prestado nesse sentido de ciência, educação e direitos humanos. E o saudoso professor Olismar Lima, dispensa referências, por toda a colaboração com a Uern durante toda a sua vida, inclusive nesta comissão, após a sua aposentadoria, além de sempre estar envolvido nas causas sociais da nossa cidade”, afirmou a professora Cicília Maia, chefe de gabinete da Reitoria e reitora eleita da Uern.

Na mesma reunião, aconteceu a posse dos novos membros da comissão: professora aposentada da Uern, Ivonete Soares Coelho, na cadeira ocupada por Olismar Lima, e o vereador Lawrence Amorim, substituindo o ex-vereador Alex Moacir, por indicação da Câmara Municipal de Mossoró.

A Medalha da Abolição será entregue durante a Assembleia Universitária comemorativa ao aniversário da Uern, que será realizada no dia 28 de setembro.

Participaram ainda da reunião os membros da comissão: Frank da Silva Felisardo, Nilson Brasil Leite, Wilson Bezerra, Geraldo Maia, Nelson Júnior.