Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia promovem evento para receber calouros e divulgar produções acadêmicas

Os cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia, do Campus de Natal, vão receber os alunos que estão ingressando neste semestre letivo com o evento #include , nos próximos dias 16 e 17 de agosto, a partir das 8h, no mini auditório do CAN.

A ideia é promover a integração das turmas. Durante o evento, alunos veteranos irão apresentar as produções acadêmicas deles aos calouros. A palestra de abertura do #include será da Profa. Pós-dra. Cláudia Ribeiro (IFRN), intitulada “Inteligência computacional e negócios inovadores”. Na programação, os alunos ainda terão sessões técnicas, sessão de ferramentas, minicurso de tecnologias ativas e exposição de robôs, além do encerramento com a palestra “Turismo virtual por meio de jogos digitais”, que será proferida pelo Prof. Dr. Carlos Alberto de Albuquerque.

Esta será a primeira edição do #include, mas os organizadores já pensam em, nos próximos semestres, abrir o evento para alunos de outras instituições de ensino superior, para promover ainda mais integração entre os estudantes desta área.

Do início ao fim dos cursos, a UERN se empenha em incentivar os discentes a concluir a graduação nessas áreas, cuja demanda por profissionais especializados em TIC (Tecnologia da Informação e Telecomunicações) na América Latina irá superar a oferta em 449 mil profissionais até 2019, de acordo com o estudo The Network Skills in Latin America, encomendado pela Cisco à IDC. O Brasil tem a maior lacuna de habilidades em rede da região: somente em 2015, o país teve um déficit de 195 mil profissionais capacitados e empregados em tempo integral, um número que deve diminuir em apenas 16 mil até 2019.