Ciclo formativo capacita sobre abordagem humanizada nos cuidados de pessoas afetadas pela hanseníase

Estudantes, residentes em saúde, enfermeiros, profissionais da atenção básica e agentes populares participaram da acolhida do Ciclo Formativo sobre os cuidados para pessoas afetadas pela Hanseníase. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN).

O ciclo formativo faz parte do Projeto “A Hanseníase em rede de interface: saúde educação e sociedade”. Conforme a articuladora do projeto, Juliana Medeiros, a ação tem como objetivo trabalhar os cuidados com as pessoas afetadas pela hanseníase para além das sequelas físicas, mas abrangendo questões sociais.

A programação de abertura contou com a apresentação cultural, com o poeta e escritor Ray Lima, e o debate sobre a “Construção do cuidado coletivo”. O ciclo de formação contará com quatro módulos, com atividades presenciais e remotas. “Ao longo dos encontros, vamos discutir sobre a importância da atenção básica, a abordagem comunitária e a abordagem interprofissional, bem como o contexto social e necessidades terapêuticas das pessoas afetadas pela Hanseníase”, informa Juliana Medeiros.

Para o prof. Me. Rafael Soares, coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, este é um projeto de extrema importância. “Em Mossoró, são vários casos de hanseníase, inclusive alguns bairros são considerados endêmicos. Por ser uma doença tratável, é de suma importância que a gente trabalhe para seu controle e pela inclusão e reabilitação das pessoas acometidas pela doença”, diz o professor.

Além do impacto social, o projeto visa incentivar os profissionais e estudantes da área de saúde para um novo olhar e um maior cuidado com as pessoas afetadas pela hanseníase. “Para os alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, a capacitação é essencial, pois é na atenção básica que essas pessoas são diagnosticadas e acompanhadas”, afirma, destacando que o ciclo de formação possibilitará que os residentes sejam agentes transformadores de cuidados com pessoas com hanseníase.

O Projeto “A Hanseníase em rede de interface: saúde educação e sociedade” é realizado através de uma parceria entre a Uern, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró e a BRASA, uma associação que tem o intuito de favorecer o desenvolvimento inclusivo de pessoas com deficiência, mulheres e jovens socialmente vulneráveis e pessoas acometidas pela hanseníase.