Cerimônia do Núcleo Avançado de Apodi confere Grau na AABB

Em uma cerimônia simples e rápida, porém muito emocionante, os alunos formados em Letras (habilitação em Espanhol) e Matemática, do Núcleo Avançado de Apodi, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), receberam Grau na noite da terça-feira (20/01) nas dependências do Clube AABB.

O prefeito da cidade, Flaviano Moreira Monteiro, foi homenageado como paraninfo das turmas. A solenidade foi presidida pelo Reitor Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto. O Grau foi solicitado pela formanda de Matemática, Kalline Cristina Costa Carvalho ao Reitor Pedro Fernandes e o orador das turmas foi João Francisco Leite dos Santos que em um tom emocionado agradeceu aos familiares, colegas de turma, professores e no final também agradeceu à Instituição que proporcionou a todos que participavam da Colação de Grau, a oportunidade de um curso superior.

Os diplomas foram entregues a todos os formados presentes na cerimônia e foi nesse momento que se percebeu a emoção dos formandos com as lágrimas vertendo dos seus olhos. Em seguida o paraninfo, Prefeito Flaviano Monteiro, proferiu o seu discurso, no qual afirmou a importância da presença de uma universidade na cidade de Apodi e somente isso justificava a sua luta para que esse sonho fosse concretizado daqui a algum tempo com a construção do Campus da UERN na cidade.

Ele lembrou que antes de ser prefeito já era professor formado na UERN há 13 anos e por isso não desistia de investir na formação do povo de Apodi. Ele encerrou a fala pedindo a Deus que mandasse chuva para o sertão.

REITOR – Na sua fala, o Reitor Pedro Fernandes fez um elogio ao prefeito pela sua dedicação aos professores e à UERN e anunciou que estava chegando direto de Natal onde manteve diálogo com o Governo do Estado e tratou com ele não apenas dos problemas da Instituição, mas dos trabalhos realizados.

Pedro Fernandes ressaltou para o Governo que a UERN atende ao Plano Nacional de Educação, com a sua presença no interior do Estado e com a maioria de seus cursos de licenciatura na formação de professores. O Reitor disse que ao ouvir do Governador que este seria um governo de austeridade, demonstrou que a UERN seria um excelente caminho para esta austeridade, pois é uma Instituição estadual e poderá participar dos projetos de capacitação dos servidores, especialmente dos professores.

O Reitor Pedro Fernandes lembrou que era muito difícil encontrar recursos para esta área de licenciatura e conclamou a todos a ajudarem a Universidade a buscar estes recursos. Ele também falou das cotas, uma prática da UERN há muito tempo e citou o formando de Matemática, Jailson que chorou ao receber o diploma de suas mãos, como um gesto que faz toda aquela luta pela Universidade valer a pena.