Cátedra de Paulo Freire no Rio Grande do Norte será lançada nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 28 de setembro, acontecerá o Lançamento da Cátedra Paulo Freire no Rio Grande do Norte. A Cátedra tem como base de sua constituição e funcionamento, o estudo do pensamento do centenário Patrono da Educação Brasileira, do seu impacto na educação, como também do seu chamado e a sua ação no mundo para uma pedagogia libertadora, da autonomia.

A Cátedra é fruto de parceria interinstitucional entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), além de movimentos sociais e entusiastas da epistemologia freireana.

As instituições parceiras participam ativamente por meio de seus grupos de pesquisa e extensão, como o Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED), do IFRN; o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens (GEPEL) e o Projeto de Extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE), da UERN; o Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) e o EJA em Movimento, da UFRN; o Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em EJA (PRAEJA), da UFERSA; e o Grupo de Estudos em Educação, Etnia e Economia Solidária (GEPEEES) da UFPB.

O lançamento contará com a Mesa de Honra de Abertura composta pelo reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho; a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra; as coordenadoras das Cátedras Paulo Freire da Amazônia, Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dra. Maria Eliete Santiago; representantes de organizações sindicais e das instituições parceiras. Na ocasião, a Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, diretora de Inclusão, representará a Reitora da Uern.

Após a mesa de abertura, haverá a roda de conversa “Diálogo Freireano: o legado de Paulo Freire para a educação”, cujos convidados ao debate serão a professora Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, e o professor Marcos Guerra, da UFRN, um dos participantes do movimento conhecido como “As 40 horas de Angicos”.

Esta mesa contará com a participação da Dra. Hostina Maria Ferreira do Nascimento, coordenadora do LEFREIRE, e terá a mediação da Dra. Maria Aparecida Fernandes, do IFRN.

O evento acontecerá às 15h no formato On-line, através do Canal do YouTube do
Programa de Pós-Graduação em Educação profissional do Instituto Federal do Rio
Grande do Norte – PPGEP/IFRN: https://youtu.be/ECm_SDbetkw.