Capacitação aborda planejamento e organização de atividades remotas

Professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram de mais um treinamento online dentro do programa CapaciTec da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). A atividade da noite desta quarta-feira, 3, integra a programação da Semana Pedagógica, em preparação ao semestre 2020.2.

“Planejamento e organização das atividades remotas no Google Classroom” foi o tema da capacitação ministrada pelo professor Dr. Isaac de Lima Oliveira Filho, do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT).

O docente acredita que a experiência obtida no ensino remoto do semestre passado facilite a realização das aulas – que começam na próxima segunda-feira, 8.

“O ensino remoto atingiu o objetivo de conseguir passar o conteúdo, dos alunos receberem bem, de ter havido interação. Podemos destacar como facilidade a disponibilização de material acessível e o acompanhamento das atividades em tempo real, por exemplo”, destacou o professor, apresentando, em seguida, as dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem.

Posteriormente, o palestrante apresentou uma série de instruções para o planejamento e organização das aulas e demais atividades acadêmicas virtuais e tirou dúvidas dos participantes.

No período de isolamento social, a Progep desenvolveu diversas capacitações voltadas para o uso de plataformas virtuais, com abordagem de ferramentas e metodologias aplicadas ao ensino remoto.

“O resultado das capacitações contribuiu para que o semestre passado acontecesse de forma muito tranquila. Foram mais de 50 capacitações, mas a comunidade ainda tem demandado novas necessidades que precisamos atender”, comentou a titular da Progep, Jéssica Neiva.