Canal Futura estreia domingo programa sobre Xaxado, produzido pela UernTV

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – através da UERN TV – tem produção intitulada “Sou Xaxado”, produzida em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Canal Futura que será exibida a partir do próximo domingo, 6 de maio, em rede nacional.

O programa tem apresentação da jornalista Sara Cardoso e do ator e dançarino pernambucano Karl Marx. Os dois assumem uma representação descontraída de Maria Bonita e Lampião, e conduzem os telespectadores a um passeio sobre o xaxado e sua relação direta com a história do cangaço.

Nesta energia, mais uma produção da UERN TV/UEPB/Canal Futura, levará para os brasileiros, em 4 episódios, curiosidades, momentos históricos e a importância desse ritmo e dança dentro da cultura nordestina.

As gravações do programa aconteceram no município de Serra Talhada, em Pernambuco, durante 10 dias, envolvendo estudantes, técnicos e professores da UERN e da UEPB. A direção geral é do professor da Uern, jornalista Fabiano Morais. “O projeto segue uma linha pensada em parceria com o Canal Futura, que é de difundir a cultura brasileira através de produções audiovisuais feitas pelas TVs universitárias das instituições parceiras do canal. Temos trabalhado bem isso, chegando a produzir antes, mais três programas deste tipo, que foram “Sanfonas Nordestinas”, “Eu quero é Frevo” e “Sou Cultura Afro””, explicou o professor.

Para o reitor da Uern, Pedro Fernandes, a Universidade assume, através de produções como essa, um papel decisivo na difusão da cultura regional para todo o Brasil. “Temos dado uma contribuição importante à difusão cultural através das produções da UernTV, não só para o Rio Grande do Norte, mas espalhando esse conteúdo para todo o Brasil através de parcerias como essa com o Canal Futura. Mais que isso, temos apostado no diálogo e intercâmbio com outras instituições públicas de ensino superior, possibilitando experiências importantes para nossos estudantes do curso de Comunicação Social e também para estudantes das outras universidades”, reforçou.

O reitor da UEPB, Rangel Júnior, considerou a iniciativa muito rica, pela documentação da cultura nordestina e pela possibilidade de parcerias importantes como essa. “É uma ação muito interessante, principalmente por oportunizar a estes jovens jornalistas, estudantes, a experimentação de uma produção de maior fôlego que envolve várias etapas, desde a edição, captação de imagem, etc. Tudo isso faz um diferencial para quem participa do projeto. Sem contar que fortalece a cultura do Nordeste e é um grande serviço à sociedade. A parceria entre as instituições também revela que as fronteiras são puramente imaginárias. Na prática, quando se quer, as fronteiras são extintas”, comentou.

Os quatro episódios estão divididos por temas: origem, ambiente e indumentária, dança e musicalidade, e a juventude no xaxado. Durante as gravações, estudantes dos cursos de Comunicação Social da UERN e da UEPB participaram do processo, junto a técnicos e professores das duas instituições. A equipe contou com apoio da Fundação de Cultura de Serra Talhada, da Fundação Cabras de Lampião e do grupo Zabelê.

Dentre as universidades parceiras do Canal Futura, a Uern tem se destacado nas produções próprias realizadas através da UernTV. “Através desse trabalho conseguimos obter um reconhecimento profissional que tem levado a gente a puxar parcerias com outras universidades, dentro de uma rede de produção audiovisual universitária. Foi assim com o programa “Eu quero é Frevo”, em parceria com estudantes da Universidade Católica de Pernambuco, foi assim com o “Sou cultura Afro”, feita em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, e agora no “Sou Xaxado”, com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)”, comenta o coordenador da UernTV, jornalista e professor Esdras Marchezan.

Para o Diretor de Relacionamento com Universidades parceiras do Canal Futura, Acácio Jacinto, o intercâmbio promove riqueza e diversidade, imprimindo uma qualidade diferenciada das televisões universitárias e, sobretudo, na grade nacional de programação do Canal Futura. Além disso, amplia a representatividade gerando um engajamento do Futura, da UERN e da UEPB, não só nas cidades onde estas universidades estão inseridas, mas, também, em todo o Nordeste. “Esse tem sido um dos papéis do Futura, e ficamos muito felizes em exibir um programa cultural, de qualidade, produzido por estudantes, professores e técnicos de duas universidades tão importantes no cenário nordestino”, disse.

O programa “Sou Xaxado” será exibido no próximo domingo, às 11h, no Canal Futura.

Programa Sou Xaxado

UernTV
Coordenador: Esdras Marchezan
Diretor geral do programa: Fabiano Morais