Campus Party Natal começa hoje

O Governo do Estado convidou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para participar, como Instituição de Ensino Superior, da Campus Party. Oportunidade única para uernianos e uernianas vivenciarem imersão científica e cultural no maior evento de tecnologia e inovação do mundo.

Ao ser aberta oficialmente logo mais à noite, “a Campus Party colocará Natal no mapa digital do mundo”, assegurou Francesco Farruggia, presidente do instituto que dá nome à feira. O governador Robinson Faria foi além.  “A Campus Party fará de Natal a capital mundial da tecnologia”, afirmou. Para Robinson Faria, esse evento, que vem sendo negociado, pensado e organizado nos últimos dois anos, é “um sonho do governador que está se realizando”.

“É um momento histórico, de grande alegria para a UERN. Somos a principal Universidade parceira desse evento que é uma efervescência de conhecimento. Muitos de nossos alunos e professores estarão por aqui até domingo, adquirindo e trocando informações, participando das palestras, oficina, workshops e dos desafios. Estaremos aqui apoiando e torcendo por eles”, resumiu a vice-reitora Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, presente à coletiva de imprensa da feira, na manhã desta quarta-feira (11).

Alunos, técnicos e professores da UERN estarão por toda parte da cidade em que se transformará o Centro de Convenções, por onde circularão 40 mil pessoas durante o evento. A Universidade colocou ônibus à disposição da comunidade acadêmica (docentes/discentes e técnicos administrativos) nos dias 12, 13 e 14  saindo do edifício Epílogo de Campos, em Mossoró, sempre às 4h e retornando de Natal às 16h.

Além disso, também teremos a participação de alunos dos cursos de Ciência da Computação de Natal e  Mossoró, e uma aluna de Pedagogia de Mossoró, acampando como campuseiros, durante todo o evento, aproveitando as mais de 300 horas de conteúdo (palestras, desafios, workshops, oficinas, entre outras atividades).

“Em particular, 80% dos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia do Campus da UERN em Natal participarão do evento, inclusive, integrando as equipes dos três Hackathons da CP.  Hackathon é um termo utilizado para se referir a uma maratona de programação, na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware”, relatou o diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Francisco Dantas.

Serão 350 palestras com mais de 250 palestrantes. A programação se inicia logo mais às 19h, com a abertura oficial da Campus Party, seguida pela palestra inaugural de Marcos Pontes, mestre em Engenharia de Sistemas, engenheiro aeronáutico, piloto de testes de aeronaves e primeiro e único astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço.

Além da vice-reitora e do diretor do Campus de Natal, o magnífico reitor Pedro Fernandes e o  pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Dr. Cláudio Lopes de Vasconcelos também participarão da abertura oficial da CP Natal.

Como a Campus Party chegou a Natal

Cerca de dois anos atrás, o governador do Estado, Robinson Faria, recebia a visita do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia. Ele veio ao Rio Grande do Norte para propor que o maior evento de tecnologia do mundo acontecesse em terras potiguares.

“A gente viu que o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que mais produz energia fotovoltaica. Inclusive, estive aqui dias atrás e encontrei o governador rodeado por chineses”, lembrou Farruggia.

Sobre os homens da China, eles eram do Group Chint, que trabalha na construção de uma fábrica de painéis fotovoltaicos no município de Extremoz.

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, a primeira base aérea de foguetes da América do Sul, e que fica encravada na Grande Natal, também foi lembrada para justificar o pioneirismo do Estado em setores da tecnologia.

Os esforços do Executivo estadual para a realização da Campus Party foram elogiados o tempo todo por Farruggia durante encontro com jornalistas na manhã desta quarta-feira(11).

“O governador disse que esse vai ser a Campus Party mais bonita da história. Eu não tenho dúvidas disso”, enfatizou quando caminhava com jornalistas e se deparou com a vista para o mar que margeia a Via Costeira, rota que passa em frente ao Centro de Convenções de Natal, onde ocorre o evento aberto esta quarta e que se estenderá até o domingo, 15.

Quando o ‘tour’ formado por autoridades e jornalistas entrou no Camping, onde participantes da feira ficam alojados, o governador Robinson Faria citou que o espaço é “todo climatizado” e falou que “lá em São Paulo não era assim”.

“Lá e em outros locais também, governador”, respondeu Farruggia, sorridente.