O Campus Avançado do Seridó anuncia seleção para professor substituto para as disciplinas de Filosofia da Linguagem e Fundamentos de Filosofia, e Didática, Estrutura e Funcionamento do Ensino e Sociologia da Educação. A contratação provisória é para o curso de Filosofia.
As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril, das 7h às 13h e das 19h às 22h na Secretaria do Campus do Seridó, em Caicó. A homologação das inscrições ocorrerá em 5 de abril. A análise de currículos também será feita no dia 5, e o sorteio de temas para a prova didática ocorre no mesmo dia, às 9h. A prova didática será no dia 6/4 e o resultado final sairá no dia 8.
As inscrições deverão ser feitas pelo próprio candidato ou por procurador. O candidato (a) ou seu/sua procurador(a) deve preencher formulário próprio de inscrição e apresentar “Curriculum Vitae” com documentos comprobatórios.
O candidato que não apresentar a documentação comprobatória das exigências mínimas para a inscrição não poderá efetuá-la.
Os diplomas de instituições estrangeiras somente serão aceitos mediante validação pelo Ministério da Educação, respeitando-se o critério de validação do maior título para aceitação dos títulos menores. Cada candidato poderá concorrer somente a uma das vagas.
Os candidatos serão convocados de acordo com a necessidade do Departamento de Filosofia/CAS, com contrato de 20 horas ou 40 horas semanais, conforme as vagas, para o semestre 2010.1.
DOS CRITÉRIOS:
- Exigência mínima para professor de Filosofia da Linguagem e Fundamentos de Filosofia: a) licenciatura em filosofia ou em área afim ou b) bacharelado em filosofia ou em área afim, com pós-graduação em filosofia ou área afim.
- Exigência mínima para Didática, Estrutura e Funcionamento do Ensino e Sociologia da Educação: a) Licenciatura em Pedagogia ou b) bacharelado ou licenciatura em filosofia ou área afim com pós-graduação em educação.
- Para efeito de pontuação, só serão considerados na análise do Currículo as experiências efetivamente comprovadas.
- A nota do currículo será dada a partir da pontuação constante no “Quadro de Pontuação para Seleção de Professor do Curso de Filosofia do CAS 2010.1”, em anexo ao presente comunicado, sendo que se algum candidato atingir uma pontuação curricular superior a 10,0, esta será considerada 10,0.
- A prova didática terá a duração de 45 (quarenta e cinco) minutos, devendo verter sobre um tema sorteado, dentre os três sugeridos para cada vaga, como indicado a seguir.
- O candidato que não comparecer no horário indicado para sua prova didática, será automaticamente eliminado.
- A ordem de apresentação da prova didática será estabelecida por meio de sorteio.
DA CLASSIFICAÇÃO:
- É considerado classificado o candidato que obtiver média aritmética maior ou igual a 7,0 (sete), resultante do somatório das notas do currículo e da prova didática.
- Será contratado o candidato que obtiver maior média aritmética das notas (prova didática e currículo).
- Em caso de empate, será classificado o candidato que tiver melhor desempenho na prova didática.
DAS DISCIPLINAS E DOS HORÁRIOS:
SEGUNDA |
TERÇA |
QUARTA |
QUINTA |
SEXTA |
Fundamentos de Filosofia 19h às 22h15min |
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico 19h às 22h |
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Filosofia da Linguagem 19h às 22h15min |
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Didática 19h às 22h15min |
Sociologia da Educação 13h às 16h30min |
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DOS TEMAS E DA BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DIDÁTICA:
Filosofia da Linguagem e Fundamentos de Filosofia |
TEMAS:
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BIBLIOGRAFIA: GADAMER, H.G., Verdade e método – traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes 1998. GUERREIRO, M.A. L. O Dizível e o indizível: filosofia da linguagem. Campinas: Papirus, 1989. HARBEMAS, J. O Discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 2000. OLIVEIRA, M. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola 1996. PLATÃO. Diálogos: Teeteto – Crátilo. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 1973. SAUSSURRE, F. Curso de lingüística geral. São Paulo Cutrix |
Didática; Estrutura e Funcionamento do Ensino e Sociologia da Educação |
TEMAS:
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BIBLIOGRAFIA: ABREU, Mariza. Organização da educação nacional na constituição e na LDB. 3. Ed. Ijuí/RS: Ed. UNIJUI, 2002. ANTUNES, C. Um método para o ensino fundamental: o projeto. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001. _____. Como desenvolver competências em sala de aula. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001. BELOTTO, Aneridis A. Monteiro (org). Interfaces da Gestão Escolar .Campinas, SP: Ed. Alínea,1999. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Conhecimentos de filosofia. In: _____. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEF, Centro Gráfico, 1999. p. 327-355. _____. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília: 1997. _____. Lei 11.494, de 20 de junho de2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 2007 _____. Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações para Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, Centro Gráfico, 2008. ______ Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997 CANDAU, V. M. Rumo a uma nova didática. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1988. 179 p. _____. A didática em questão. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983. 114 p. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 8. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003. GENTILE, P. ; ANDRADE, C. Avaliação nota 10. NOVA ESCOLA. São Paulo, Edição 147, p. 14- 21, nov/2001. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, 261 p. MATUÍ, J. Construtivismo: teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995. |