A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UERN, conta hoje e amanhã com a participação do Hemocentro em mais uma edição do projeto “UERN Sangue Bom”. A Coordenadora da Campanha “Sangue Bom”, da Diretoria de Desenvolvmento Social (DIRDES/PROEX), Lígia Guerra, disse que apesar do Dia Nacional do Doador Volutário ter sido comemorado na terça-feira (25), no âmbito da UERN, a doação continua até quinta-feira (27), com a participação do ônibus de coleta do hemocentro de Mossoró.
A viatura permanecerá das 7h às 17h, estacionado em frente ao bloco de Pedagogia, no Campus Central da UERN. O objetivo é contar com a participação de técnicos, professores e alunos na campanha de coleta de sangue, que na manhã desta quarta-feira contou com a presença do vice-reitor Aldo Gondim Fernandes, fazendo a sua doação. Lígia Guerra explicou que com este Projeto “ UERN Sangue Bom” a instituição dá a sua contribuição na manutenção do estoque de sangue no Hemocentro de Mossoró, que necessita de 277 bolsas para garantir o esque semanal. Além de Mossoró, o órgão garante também o atendimento do produto a mais 42 municípios da região.
Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Não podem doar quem teve hepatite após os 11 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis; malária.
Estão impedidos temporariamente pessoas com resfriado; pessoas que tenham consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação; pessoas que tenham feito tatuagem nos últimos 12 meses; mulheres grávidas ou com 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; lactantes (se o parto ocorreu há menos de 12 meses). Homens devem aguardar 60 dias entre as doações, e mulheres 90 dias. Doadores regulares de sangue, que tenham no mínimo três doações nos últimos 12 meses recebem alguns incentivos, como a dispensa da taxa de inscrição de concursos públicos estaduais e municipais, entre outros.