Campanha Agosto Lilás incentiva a quebrar o silêncio em caso de violência contra a mulher

O silêncio mata! Esse é o tema da exposição que marcou o início da programação do Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Cada roupa estendida no varal exposto no Centro de Convivência na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em Mossoró conta a história real de uma mulher vítima de violência.

“O silêncio é o maior cúmplice da violência contra a mulher”, apontou a professora Suamy Soares, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (Nem), destacando a importância de denunciar casos de violência doméstica. “Precisamos quebrar esse silêncio, denunciar casos de abusos, de violência contra a mulher”, declarou.

Além da exposição, a abertura do Agosto Lilás contou com a apresentação cultural da cantora Roberta Lúcida e a roda de conversa: “Mulher, a culpa que tu carrega não é tua: diálogos feministas sobre relacionamentos abusivos”. De forma didática, a professor Suamy Soares orientou sobre como identificar sinais de abuso e abordou sobre o ciclo de violência em relacionamentos abusivos.

“É preciso entender que a violência não é só agressão física. Demonstração de ciúmes exagerado, tentar controlar a forma como se veste, xingamentos, ofensas e críticas sobre o corpo são alguns dos sinais de um ciclo da violência doméstica. Esse ciclo inicia na ameaça, parte para o ato de agressão física ou psicológica, e depois o agressor mostra-se arrependido e busca uma reconciliação, que na maioria das vezes acontece, retornando ao início do ciclo. E em muitas situações, a mulher tende a acreditar que ela quem motivou tal comportamento agressivo. Mas não é. A culpa não é da vítima”, afirma a professora.

E é dentro desse contexto de combate à violência contra a mulher que a campanha Agosto Lilás busca desenvolver ações de orientação, apoio e de incentivo à denúncia de casos de violência doméstica. “O combate à violência contra a mulher é uma ação diária, que intensificamos esse mês com atividades voltadas para conscientizar a comunidade acadêmica e externa sobre a importância da união de todos pelo fim da violência contra a mulher”, destaca a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabel Amaral.

O vice-reitor Chico Dantas enfatizou que iniciativas como essa são fundamentais para debater ações que visam ao combate à violência doméstica. “Somos um dos países com maiores índices de feminicídio e estupro. É preciso mudar essa realidade. Precisamos debater, orientar e apoiar essas mulheres para que elas não se calem e denunciem casos de abuso e violência”, afirma.

A campanha Agosto Lilás é desenvolvida em parceria entre o Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (Nem) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), com o apoio de diferentes setores da universidade. A iniciativa visa sensibilizar a comunidade acadêmica para o combate à violência contra a mulher e para o alcance do 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que trata da igualdade de gênero.