O Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, acaba de lançar a Revista Diálogo das Letras. O informativo tem o Professor José Cezinaldo Rocha Bessa como editor-Presidente.
A Revista Diálogo das Letras é editada em formato eletrônico e de publicação semestral, a revista expressa o desejo de pesquisadores do grupo de promover a disseminação da produção científica de alunos de graduação, de pós-graduação e de docentes e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras da área de Letras e de áreas correlatas.
O professor José Cezinaldo disse que o objetivo da Revista Diálogo das Letras é publicar textos originais e inéditos (que não tenham sido publicados em periódicos ou livros) resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, qualitativos e/ou quantitativos, vinculados à temática da produção e ensino do texto, observando uma articulação com as linhas de pesquisa: Estudos da produção, organização e funcionalidade do texto e Estudos de processos argumentativos, do GPET, e com a linha de pesquisa: Texto, ensino e construção de sentidos, do Mestrado em Letras da UERN.
A Revista Diálogo das Letras publica textos sob a forma de artigos científicos e de resenhas, distribuídos em três seções, a saber:
1. Artigos de alunos de graduação – destinada a aceitar artigos científicos (de 08 a 15 páginas) produzidos por alunos de graduação;
2. Artigos de alunos de pós-graduação e de pesquisadores – destinada a publicar artigos científicos (de 10 a 20 páginas) produzidos por alunos de pós-graduação, professores universitários e demais pesquisadores.
3. Resenhas – destinada a receber resenhas (de 03 a 05 páginas), produzidas por pesquisadores mestres, doutorandos e doutores, de obras recentes (publicadas nos últimos 5 anos).
PESQUISADORES – Além da Editoria Executiva, constituída por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e colaboradores de outros grupos de pesquisa, a revista conta com um Conselho Consultivo formado por pesquisadores doutores de diversas instituições de ensino superior do Brasil e de outros países como Argentina e França.
Os critérios para a avaliação dos trabalhos são: ineditismo, coerência com a temática do número da revista, consistência teórico-metodológica, relevância para a área, pertinência da bibliografia, correção textual e gramatical e adequação a normas de apresentação de trabalhos acadêmicos.
Para o primeiro volume, conta com chamadas abertas para dois números, conforme descrito abaixo:
– Volume 01, número 01 – jan. a jun. 2012
Prazo máximo para submissão: 30 de abril de 2012
Previsão de publicação: 15 de julho de 2012
Temática: QUESTÕES DE PRODUÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS
Com a temática “Questões de produção e análise de textos”, a revista Diálogo das Letras se propõe, em seu primeiro número, publicar trabalhos que, sob o enfoque da abordagem dialógica da linguagem e de outras teorias do texto e do discurso, problematizem questões relacionadas à produção e análise de textos, com foco em aspectos de sua estruturação, organização e funcionamento.
– Volume 01, número 02 – jul. a dez. 2012
Prazo máximo para submissão: 30 de setembro de 2012
Previsão de publicação: 15 de dezembro de 2012
Temática: QUESTÕES DE ENSINO DE TEXTO
Com a temática “Questões de ensino de texto”, a revista Diálogo das Letras pretende reunir trabalhos que, ancorados em quaisquer das correntes do pensamento linguístico, com ênfase para as teorias do texto e do discurso, discutam questões sobre o ensino de textos, enfocando propostas de trabalho com o texto verbal e/ou o texto não verbal nas práticas de interpretação, de análise linguística e de produção textual.
Mais informações podem ser encontradas na página da revista no portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), das Edições UERN, a partir do link que se segue: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/index ou pelo e-mail dialogodasletras@gmail.com.