CAMEAM ABRE INSCRIÇÕES À V SELLP

Já estão abertas as inscrições para minicursos na V Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros (SELLP). As inscrições podem ser feitas no  Departamento de Letras/Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Pau dos Ferros, das 8h às 11h30min e das 19h20min às 21h30min, ou através do e-mail v_sellp@yahoo.com .br. Neste último caso, o interessado deve preencher a ficha de inscrição na qual marcará os minicursos escolhidos em  1ª opção, 2ª e 3ª opções, scanear o comprovante de pagamento e enviá-lo para o endereço de e-mail. A taxa é de R$ 10,00 para inscrição em um minicurso e R$ 5,00 para inscrição a partir do segundo minicurso

.

V SELLP – V SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS

De 28/11(terça-feira) a 01/12 (sexta-feira)

www.uern.br/eventos/sellp

RELAÇÃO DOS MINICURSOS

Nº     TEMA      MINISTRANTE      EMENTA      HORÁRIO

 

01 Gulliver’s Travels: dialogismo, carnavalização e sátira menipéia
Prof. Mestrando Evaldo Gondim dos Santos

O romance dialógico; as categorias da cosmovisão carnavalesca; a síncrese e anácrise no diálogo socrático; a
sátira menipéia ou luciânica; Gulliver’s Travels

Quinta: 8:00 às 9:20 e 14:00 às 17:15

02 O uso do texto literário na sala de aula de língua materna

Prof. Ms. José Vilian Mangueira; Profª Ms. Maria Aparecida da Costa G. Ferreira e Profª Drª Maria Edileuza da Costa

Proporcionar aos alunos teoria e prática para o estudo do texto literário na sala de aula

Quarta-feira :19 às 22:00 e Quinta 19:00 às 20:20

03 Oficina de leitura em Língua Inglesa

Prof Esp.Claudionol Nunes
Correa  O conceito de leitura. O processo "TOP DOWN". O processo "BOTTON UP". As pistas extralingüísticas para a compreensão leitora.

Sexta-feira: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

04 Elaboração de Projetos de Pesquisa 

Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza

Produção do conhecimento e pesquisa científica; subsídios
teórico-metodológicos para a elaboração de projetos de pesquisa

Quarta: 8:00 às 9:20, das14:00 às 15:30 e das 19:00 às 20:20

05 Uma introdução à Lingüística de Corpus

Prof. Ms. Nilson Roberto Barros da Silva

Uma visão geral da Lingüística de Corpus; a construção do
corpus; o programa Word Smith Tools.

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

 

06 Produção textual

Prof. Ms. Lidiane de Morais Diógenes

Socialização e linguagem: a linguagem como instrumento de interpretação e decodificação das relações sociais; funções da linguagem; coesão e coerência textuais;
produção e reescritura de textos.

Quinta: 8:00 às 09:20 14:00 às 17:15
     

07 Materiais representacionais e o ensino de Língua Inglesa

Prof. Esp. Francisco Marcos de Oliveira Luz

Uma exposição sobre o papel do material representacional no ensino de Língua Inglesa

Quarta, Quinta e Sexta: 8:00 às 9:20

08 Sthepen Hawking, humor e multimodalidade

Profª Drª Maria Medianeira de Souza

Análise do humor através da multimodalidade na escrita de Sthepen Hawking

Quinta: 8:00 às 9:20 e das 14:00 às 17:15

09 Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

Prof. Esp. Marcos Antônio da Silva

Introdução à fonética e fonologia da Língua Inglesa: sons vocálicos e consonantais.

Terça: 8:00 às 11:30 e Quarta: 8:00 às 9:20

 

10 Crenças no ensino-aprendizagem de línguas

Prof. Esp. Marcos Nonato de Oliveira

A pesquisa sobre creças no processo de ensino-aprendizagem de línguas. O conceito de crenças, os métodos e instrumentos de investigação.

Quarta, Quinta e Sexta: 8:00 às 9:20

 

11 Modernidade e modernização: por uma poética da cidade

Prof. Ms. Roniê Rodrigues da Silva

Estudo da modernidade e da modernização pelo signo
da cidade. As imagens, os valores e os paradoxos do espaço urbano escolhido como ícone dos tempos modernos

Terça: 14:00 às 17:15 e Quarta: 14:00 às 15:30

12 Oficina de teatro

Profª Esp. Margarete Solange P. C. de Morais

Iniciação teatral: exercícios de voz, concentração e expressão corporal. Atividades práticas. Leitura e encenação de pequenos textos

Quarta: 14:00 às 15:30  e Quinta: 14:00 às 17:15

13 As artes visuais contemporâneas como fenômeno educativo

Profª Ms. Sanzia Pinheiro Barbosa (FUNCARTE/ FACEX-RN)

As artes visuais como construtora de cognição. Breve histórico da arte contemporânea. As ações, intervenções e performances como interdições de fluxos cognitivos, éticos e comportamentais. Alguns signos da arte contemporânea. Nomadismo, interatividade, hibridismo, permeabilidade, incompletude, inacabamento… As artes visuais contemporânea como fenômeno educativo

Quarta: 19:00 às 22:00, Quinta: 19:00 às 20:20

14 Planejamento de aula: crenças e implicações pedagógicas

Antônia Nilciene da Silva e Stênio Pinheiro Rodrigues (Bolsistas de IC do DL-CAMEAM)
Estudo sobre o valor do planejamento de aula no contexto de ensino-aprendizagem de línguas. Crenças e implicações para o bom desenvolvimento das aulas. Como elaborar um plano de aula. Refletir sobre a condição de ser professor na escola pública.

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

 

15 Literatura popular enfocando narrativas orais: conto e folheto de cordel

Profª Drª Maria Nilza Barbosa (CEFET-PB) e Profª Ms. Ione dos Santos Severo Formiga 

Introdução ao estudo da literatura popular a partir das
diferentes abordagens da narrativa, tendo em vista o folheto de cordel e o conto oral.

Terça: 9:30 às 11:30 e 14:00 às 15:30.Quarta: 8:00 às 09:20 e 14:00 às 15:30

16 Estratégias de Leitura e suas múltiplas possibilidades de efetivação nas diversas disciplinas do currículo escolar

Profª. Francisca Maria de Souza Ramos Lopes e Profª Ariane Aparecida de Oliveira (UERN)

O minicurso parte do princípio de que a leitura deve ser uma atividade de destaque em todas as áreas do conhecimento humano. Assim sendo, visa a refletir sobre a importância do ato de ler, tendo como foco, estratégias de elitura que podem ser usadas antes, durante e após o trabalho com gêneros textuais variados em sala de aula.

Quinta: 14:00 às 17:15 e Sexta: 8:00 às 9:20

17 Introduction to feminist and post-colonial studies

Profª Daise Lílian Fonseca Dias (UFCG)

The course aims to present some key concepts,
strategies and approaches of the feminist and pot-colonial theories. 

Terça e Quinta: 14:00 às 17h:15 e Quarta e sexta 14:00 às 15:30
     

18 Da Charge à canção Popular: estudos em análise do discurso 

TNS Iza Maria Pereira e Profª. Rosa Leite Costa

Estudo das noções introdutórias da Análise do Discurso de Linha Francesa; termos pivôs na AD (FD, FI, CPs). Análise de canções de Chico Buarque de Holanda e de Charges. Quarta: 19:00 às 22 e Quinta: 19:00 às 20:20

19 Tradução audiovisual

Profª Drª. Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE)

Oficina de procedimentos tradutórios das principais modalidades de tradução audiovisuais (TAV): legendagem, dublagem, voice-over, interpretação para TV e audiodescrição.

Quarta: 19:00 às 22:00 e Quinta: 19:00 às  20:20 e Sexta:
9:30 às 11:30.

20 José Lins do Rêgo e a geração de 30

Manoel Guilherme de Freitas

O caráter social na obra: "menino de engenho" de José Lins do Rêgo, como representativa da geração de 30.

Quinta: 8:00 às 9:20 e Sexta: 8:00 às 11:30

21 Os gêneros textuais nas aulas de língua materna: um enfoque no trabalho com a leitura

Profª Esp. Maura Cavalcante Moraes de Sá, Profª. Dalva Teixeira da Silva Penha e Maria Edneide de F. Carvalho 

Concepções de linguagem e ensino de leitura. Os gêneros textuais nas aulas de leitura

Terça: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

22 Gêneros textuais e ensino: propostas teórico-metodológicas para orientar o trabalho com a produção de textos

Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza, Rosângela Alves dos Santos; Rosa Leite da Costa e Elissandra da Silva.

Considerações teóricas acerca dos gêneros textuais. Os objetivos e as metodologias do ensino de produção de textos. Encaminhamentos teórico-metodológicos para a orientação no trabalho com a produção de textos no Ensino Fundamental e Médio.

Quinta: 8:00 às 9:20 e 14:00 às 17:15

23  Literatura e ensino: propostas teórico-metodológicas acerca dos gêneros literários 

Profª Drª Maria Edileuza da Costa, Marília Maia Saraiva,
Lucineide da Silva Carneiro e José Carlos Redson.

Considerações gerais acerca dos gêneros literários: definição, objetivos e propostas teórico-metodológicas para o trabalho com gêneros em sala de aula do Ensino fundamental e Médio.

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

24 (Re) Pensando a produção textual nas aulas de língua materna

Evandro Gonçalves Leite e Júlia Lidiane Lima de A. Queiroz

A produção escrita no ensino de língua materna. A discursividade e a textualidade na produção textual. A prática escolar de produção e de avaliação/correção de
textos escritos: contribuições da Lingüística.

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

25 Redação Oficial: um estudo dos gêneros do domínio discursivo interpessoal

Lucélio Dantas de Aquino e Sebastião Fabiano de Q. Souza

Noções de texto, discurso e gênero. Clareza, objetividade e concisão na produção de textos. Gêneros do discurso interpessoal: comunicações oficiais

Terça: 8:00 às 11:30 e  Quarta : 8:00 às 9:20

26 Um passeio pela vida e obra de Nietzsche

Rafael Campos Belizário

Aspectos de sua vida. Primeiros escritos. A abordagem da moral. Vida e vontade de potência. Além-homem. A crítica da massificação e filiteísmo cultural. Crítica da metafísica. Deturpação de suas idéias e indevida associação ao nazismo.

Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20
     

27 A função do texto escrito na Escola: relação teoria-prática

Ana Paula Lopes e José Jilsemar da Silva

Linguagem e interação. Concepção de escrita. Gêneros discursivos. Produção de textos escolares e sua funcionalidade.

Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20
     

28 Do Romantismo de M. A. de Almeida ao Realismo de Machado de Assis nas Obras Memórias de Um sargento de Milícias e Dom Casmurro.

Francisco das Chagas Alves da Silva e Francisco das Chagas S. Costa.

Estudo das obras literárias a partir do desenvolvimento e consolidação de estratégias de leituras e compreensão das Obras Literárias bem como o agenciamento de leituras críticas como vistas a revelar a especificidade de cada uma delas.

Quinta: 8:00 às 9:20 e das 14:00 às 17:15

29 Sob o signo de Eros: leituras do erotismo na literatura brasileira

Maria de Fátima de Queiroz e Francisco Edson Gonçalves Leite

Conceito de erotismo; a relação entre erotismo e pornografia; um passeio pelo erótico na tradição literária brasileira: do romantismo a contemporaneidade; estudo de
textos.

Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20

30 A construção da personagem nas histórias infantis: dos contos de fadas à literatura contemporânea

Elissandra da Silva e Paula Carmem do Nascimento Silva

Relação entre o leitor e a ficção. Origem, estrutura e
característica estilístico-estruturais da literatura infantil. Análise de algumas personagens da literatura infantil e sua relação com o leitor

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

31 O professor de línguas: crenças sobre como ser um bom profissional
Carlos Rodrigo Viana Galdino e Maria Eliane de F. Silva

Características de um bom professor de línguas. Estudo sobre as crenças existentes acerca de como deve ser um bom profissional da educação.

Quinta: 8:00 às 9:20 e Sexta:8:00 às 11:30.

32 O terror Oriental à luz do estruturalismo

Smally Galvão Moreira

Pretende-se discutir análises de elementos pós-estruturalistas em construções cinematográficas asiáticas, tomando por base duas produções recentes e representativas desse gênero 

Terça: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

33 Nísia floresta: a pioneira injustiçada

Fernando Lopes de Lima e Janaína Silva Alves

Dentro de uma perspectiva sócio-cultural, abordaremos a
figura de Nísia Floresta enquanto pensadora revolucionária e estigmatizada pelo seu ideal à frente do tempo em que viveu.

Quarta: 19:00 às 22:00 e Quinta: 19:00 às 20:20

34 Preenchendo os espaços: o papel do leitor na construção de sentidos em "Vidas Secas"

Maria Bevenuta Sales de Andrade

Estudo sobre o papel do leitor na construção de sentidos da obra  "Vidas Secas", tendo como base os pressupostos da estética da recepção e teoria literária

Quinta: 8:00 às 9:20 e 14:00 às 17:15

35 Cultura popular: abordagem teórica e condições de produção no contexto atual

Antônia Vaneça da Silva e Keutre Gládia da Conceição Soares

Conceitos e tipos de abordagens em torno da Cultura popular, enfatizando o contexto de produção das manifestações populares na sociedade de hoje.

Terça: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

36 A literatura na perspectiva platônica

Prof. Dr. Andrey Pereira de Oliveira (UFCG)

Reflexões sobre as concepções de Platão acerca da literatura. Leitura crítica e comparativa entre os diálogos "Íon" e "A República". Pontos de discussão: contexto filosófico clássico, natureza da poesia, alegoria da
caverna, poesia e educação, mimese, inspiração, etc.

Terça:8:00 às 11:30 e 14:00 às 17:15

37 English Morphology and Derivational Aspects

José Edelberto Costa Filho e Tiago Martins da Cunha

Estudo dos aspectos morfológicos dos constituintes oracionais da Língua Inglesa e sua dependência com outros aspectos lingüísticos.

Quinta: 14:00 às 17:15 Sexta:14:00 às 15:30.

38 A presença do icônico na linguagem japonesa e a brevidade da poesia Haikai

Profª Drª. Laura Tey Iwakami e Tatiane de Aguiar Sousa

O panorama semiótico de C.S.Peirce e a qualidade do icônico. Oriente (Japão) e Ocidente. Linguagem e Cultura Japonesa – o signo dos sentidos. A poesia Haikai – histórico, conceito, produções. O caráter icônico do Haikai.
Oficina de Hakai.

Terça: 8:00 às 11:30. Quarta e Quinta 8:00 às 9:20.

39 As teorias de tradução e a atividade tradutória

Lucyana do Amaral Brilhante e Tatiane de Aguiar Sousa

Aspectos teóricos gerais de tradução. Reflexo das teorias de tradução nas atividades tradutórias. Tradução audiovisual (legendagem), tradução intersemiótica e tradução literária
(poesia).

Quarta: 8:00 às 9:20,  Quinta: 8:00 às 9:20 e Sexta: 9:30 às 11:30

40 Introdução à lexicograia didática: o uso do dicionário em sala de aula.

Antônio Luciano Pontes, Edna Maria Vasconcelos M. Araújo e Glauber Lima Moreira.

Apresentação dos aspectos teóricos e metodológicos da
Lexicografia Didática e suas aplicações no ensino de línguas. Análise de dicionários escolares e prpostas de atividades com o uso desses dicionários em sala de aula.

Terça: 8:00 às 11:30, 14:00 às 17:15 e Quarta: 8:00 às 9:20
     

41 A literatura em trânsito para o cinema.

Agnes Bessa Silva Feitosa e Beatriz Furtado Alencar Lima.

O minicurso A literatura em trânsito para o cinema tem como objetivo apresentar algumas relações estabelecidas entre a Literatura e o Cinema, entendendo esta relação como uma tradução intersemiótica, ou seja, uma tradução na qual temos a passagem de textos do sistema verbal para sistemas não-verbais. Para compreender e apreender
melhor esta relção. Que tem sido alvo de vários estudos e de várias críticas desde o surgimento do Cinema, trabalharemos com algumas linhas dos estudos de Tradução e dos estudos literários e cinematográficos.

Terça: 14:00 às 17:15 Quarta:  14:00 às 15:30

42 Libras x Língua Portuguesa: Estudos Lingüísticos

Aline Nunes de Sousa 

Este curso aborda aspectos das Línguas de sinais e da estrutura das Libras, bem como sua relevância no ensino de português (L2) para surdos. Além disso, apresenta características gerais da Comunidade Surda: sua história, cultura e identidade.

Terça: 8:00 às 11:30,  Quinta: 14:00 às 17:15  e Sexta:  8:00 às 11:30

43 O uso do computador como recurso no ensino de línguas

Maria Áurea Albuquerque Sousa

Contribuições e usos do computador como ferramenta no
ensino de LM/LE. O letramento eletrônico de professores e alunos: os gêneros digitais; aspectos da compreensão leitora na tela; pesquisas na área; desafios metodológicos para o professor.

Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20

44 Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos

Simone Cabral Marinho dos Santos, Raimunda Queiroz Rêgo e Maria Genaína Sátiro da Silva.

A educação em direitos humanos como um direito fundamental e seus princípios. A LDB (1994/96) e os princípios da educação em direitos humanos. Metodologia e formação do (a) educador (a) em educação em direitos
humanos.

Quinta: 9:30 às 11:30 e 14:00 às 17:15.

45 Estudos de Letramento

Profª. Ms. Maria Eliete de Queiroz
Letramento: a escrita e a leitura como práticas sociais. Gêneros discursivos e ensino de Lìngua materna.

Terça: 8:00 às 11:30 e Quarta: 8:00 às 9:20

46 Leitura, escrita e processos de aprendizagem na alfabetização

Profª Tercília Maria Batalha

Leitura /escrita e capacidades de aprendizagem e do ensino da alfabetização

Terça: 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:15

Faça o download da ficha de inscrição no endereço: www.uern.br/eventos/sellp

Informações: fones 351- 2560 e 351- 3909 ou e-mail v_sellp@yahoo.com.br.

 

 

Agecom/UERN

Edilson Damasceno

3315 2115