Câmara de Mossoró e Uern discutem novas possibilidades de parcerias

Com o objetivo de estreitar os laços entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o presidente do Legislativo mossoroense, vereador Lawrence Amorim, discutiu, nesta sexta-feira (15), novas possibilidades de parceria entre as instituições com a reitora em exercício da Uern, Profa. Dra. Fátima Raquel Morais.

Uma dessas possibilidades é a oferta de campo de estágio para os estudantes, em diferentes áreas, como Comunicação Social e Direito. O presidente também disponibilizou espaço na TV Câmara para a exibição de conteúdo produzido pela Universidade em sua grade de programação.

“É impossível negar a importância da Uern para Mossoró e para o Rio Grande do Norte. Nossa visita tem o objetivo de estreitar a relação entre a Universidade e a Câmara, e discutir possibilidades de parcerias entre as duas instituições”, afirmou o presidente.

Outro ponto tratado na reunião foi a utilização do prédio que abrigou o Fórum Des. Silveira Martins, na Avenida Rio Branco, que foi incorporado ao patrimônio da Universidade em 2018. A intenção do presidente seria de que o prédio acolhesse a sede da Câmara, como chegou a ser ventilado anos atrás.

A chefe de gabinete da Reitoria, Profa. Cicília Maia, explicou que não existe possibilidade de cessão do prédio, que irá acolher a Faculdade de Direto. Ela historiou o processo que levou à cessão do prédio para a Uern e explicou que já existe todo um planejamento para a utilização do prédio, onde hoje funciona o Núcleo de Prática Jurídica, o Arquivo Central e um núcleo de comunicação.

Foto: Edilberto BArros

“Legalmente, esse prédio hoje faz parte do patrimônio da Universidade e nós temos todo um planejamento para a sua ocupação total o mais rápido possível, com a transferência da Faculdade de Direito para lá. Nos colocamos à disposição para, junto com a Câmara Municipal, procurar outro espaço que tenha condições de acolher a sede do Poder Legislativo, e nos somar a esta luta, que irá gerar economia e eficiência ao município”, afirmou a chefe de gabinete da Reitoria.

A reitora Fátima Raquel também falou sobre a importância de manter as parcerias já existentes entre Universidade e Câmara, como as ações desenvolvidas em conjunto no combate ao novo coronavírus.

“A Câmara é uma instituição parceira da Uern. Entendemos que estamos aqui para servir à comunidade e é muito importante essas parcerias para que possamos prestar um serviço cada vez melhor. A presença do presidente já nos primeiros dias de seu mandato na nossa Instituição reafirma o reconhecimento a esta Universidade e sua importância para o desenvolvimento do município. Tenho certeza de que essa foi somente a primeira de muitas conversas sobre parcerias”, afirmou a reitora.