CAJUSOL INICIA ETAPA DE MINI-CURSOS

O Projeto CAJUSOL executado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Proex/UERN), UFRN, UFERSA, EMPARN e financiado pela FINEP, deu início no dia 2 de julho à etapa de mini-cursos para familiares e produtores de caju. As primeiras cidades que receberam os mini-cursos foram as de Cerro Corá e Lagoa Nova, localizadas na região do Seridó.
Os mini-cursos abordam assuntos referentes à participação social, políticas públicas, educação ambiental, preservação ambiental, tecnologias sociais e trabalhos em redes comunitárias, sendo divididos em três partes.
Participam dos mini-cursos agricultores, idosos, jovens e mulheres das comunidades beneficiadas pelo projeto. As comunidades de Zé Milanês e Buraco de Lagoa, em Lagoa Nova e Albino, em Cerro Corá, foram as primeiras a receber os mini-cursos e tiveram uma participação de aproximadamente 50 pessoas por comunidade. A próxima cidade a receber o CAJUSOL será a cidade de Serra do Mel, nos dias 9 e 10 de julho. Esta etapa de mini-cursos se estenderá até agosto.
Projeto
O CAJUSOL é um projeto que visa desenvolver a cadeia produtiva do caju e do girassol no Estado do Rio Grande do Norte, sendo que a Pró-Reitoria de Extensão da UERN é a responsável por articular todas as ações sociais e comunitárias com as famílias produtoras de caju. O projeto atua em 15 comunidades, distribuídas em 7 municípios e atende aproximadamente a um total de 1500 famílias.
O objetivo central do projeto é incentivar a agricultura familiar, livrando o pequeno produtor da figura do atrevessador e proporcionando a esta uma maior participação nos ganhos ao vender o caju, além de desenvolver uma consciência coletiva de trabalho.

Comunidades beneficiadas pelo projeto:
Favela – Mossoró
Arisco – Mossoró
Vila Maranhão – Serra do Mel
Vila Paraíba – Serra do Mel
Vila Minas Gerais – Serra do Mel
Albino – Cerro Corá
Chã da Divisão – Cerro Corá
Zê Milanês – Lagoa Nova
Buraco da Lagoa – Lagoa Nova
Petrolina – Caraúbas
1º de Maio – Caraúbas
Urbano – Apodi
Corrêgo – Apodi
Ipueira – Severiano Melo
Santo Antônio – Severiano Melo