Bolsistas e coordenadores compartilham vivências no I Encontro PIBID e RESPED de Letras

Com o objetivo de socializar, divulgar e discutir questões pertinentes à pesquisa e à prática de professores e alunos com vivências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RESPED), está sendo realizado nesta quarta-feira, 4, o I Encontro PIBID e RESPED de Letras. A atividade é desenvolvida pelas coordenações do subprojetos dos Programas, da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A abertura ocorreu na sede do PRODEPE / FANAT. Em um auditório lotado, foi realizada uma mesa-redonda sobre as “Contribuições e impactos dos programas formativos na UERN”. O debate, mediado pela Profª. Dra. Lúcia Helena Medeiros, contou com a participação o coordenador institucional do PIBID/UERN, Prof. Dr. Allan Solano Souza e a coordenadora institucional do RESPED/UERN, Profª. Dra. Meyre Ester Barbosa de Oliveira. Logo após, os bolsistas do PIBID e RESPED apresentaram os trabalhos desenvolvidos, com exposições de banners nos corredores da FALA.

No período da tarde, o encontro contará com a realização de cinco minicursos sobre as seguintes temáticas: “A leitura como prática discursiva na sala de aula”; “Communicative approach: Papel do professor e do aluno e o material comunicativo para o ensino de línguas”; “Perspectivas metodológicas didáticas para o ensino de gêneros literários em sala de aula”; “O elemento lúdico como ferramenta de mediação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de línguas” e “Ensino de leitura estratégica”.

O encerramento da programação será à noite com apresentações culturais e mesas-redondas, no pátio da FALA. A ideia da atividade é partilhar os resultados de pesquisas e trabalhos realizados na área, bem como debater o impacto dos programas na formação docente.