Bairro de Mossoró recebe primeira edição do UniverCidades

A praça do bairro Vingt Rosado em Mossoró recebeu na tarde de ontem, 13, uma amostra do que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produzem nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Idealizado pelas pró-reitorias de extensão das instituições (Proex/Uern e Proex/Ufersa), o UniverCidades chegou a sua primeira edição levando cidadania, serviços de saúde, educação e lazer aos espaços públicos da cidade.

Ao longo da extensão da praça, os setores das duas instituições montaram seus estandes para receber os visitantes e apresentar um pouco do que é feito pela comunidade acadêmica diariamente.

Música, experimentos químicos, educação e preservação ambiental, tecnologia, aulão de dança e atividades esportivas, robótica, serviços de saúde, espaço educativo para crianças, distribuição de mudas de plantas e livros, entre outras ações.

O vice-reitor da Uern, professor Chico Dantas, ressaltou a importância de uma iniciativa como essa e parabenizou a parceria com a Ufersa.

“Duas universidades públicas se juntam para a realização de atividades voltadas à extensão universitária, que é a universidade para além dos muros. Um projeto extremamente importante que nasce aqui em Mossoró, que tem aí uma perspectiva de projeção e de visita a outros lugares e o retorno disso, o benefício disso, é todo pra comunidade. É a comunidade cada vez mais ligada e presente dialogando com a universidade”, destacou.

Segundo o pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, a ideia do UniverCidades é de estar mais próxima da sociedade.

“Pensamos junto com a Ufersa de ir também para outros municípios para que as pessoas se sintam parte da universidade, que é uma instituição pública e patrimônio do povo. Iniciamos pelo Vingt Rosado, um bairro que fica bem próximo das duas universidades, e a expectativa é de levar também para outros daqui e de outras cidades”, comentou.

Paulo Gustavo, pró-reitor de Extensão da Ufersa, agradeceu a parceria e parabenizou os setores envolvidos na organização do evento.

“Aqui a gente pode apreciar e contemplar vários projetos de Extensão que são desenvolvidos pelas duas universidades e a comunidade pode então conhecer e usufruir desses projetos, não só hoje, mas também no decorrer do ano e no decorrer da execução dos projetos. Estão todos de parabéns pelo empenho e dedicação em fazer isso tudo acontecer”, disse.