Avanço e conquistas marcam os últimos oito anos de gestão na Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora, nesta terça-feira, 28 de setembro, 53 anos de história. E o dia de hoje também marca a renovação de um ciclo com o encerramento de um modelo de gestão, liderado pelo professor Dr. Pedro Fernandes, e o início de uma nova administração, com a Profª Drª Cicília Maia e o Prof. Dr. Chico Dantas, que pretende dar continuidade aos avanços conquistados nos últimos anos.

Ao lado dos professores Aldo Gondin (2013-2017) e Fátima Raquel (2017-2021), a gestão do professor Pedro Fernandes construiu importantes pilares para a manutenção e crescimento da Universidade. O gestor finaliza o mandato de oito anos com todos os cursos de graduação reconhecidos, programas de pós-graduação consolidados, uma política de assistência estudantil sólida e fortalecida, um quadro de servidores qualificados e compromissados com a educação, entre outras conquistas.

“Iniciamos uma gestão com foco na qualificação dos cursos de graduação, buscando o recredenciamento da Universidade e o reconhecimento de seus cursos pelo Conselho Estadual de Educação, garantindo a segurança jurídica e respaldo ao trabalho da Instituição”, informa Pedro Fernandes. O trabalho da gestão também possibilitou que os diplomas dos concluintes dos cursos de graduação fossem entregues no momento da colação de grau.

Conforme Pedro Fernandes, a gestão incentivou uma política de avaliação institucional permanente, o que melhorou os indicadores dos cursos e construiu bases sólidas de trabalho para identificação e correção de problemas que comprometiam a universidade em seu planejamento estratégico.

Na assistência estudantil, a gestão também conquistou importantes avanços. A criação de uma pró-reitoria específica para tratar desta questão potencializou as ações voltadas para discentes em situação de vulnerabilidade social, com oferta de bolsas e atendimentos especializados, além do aumentou do número de residências universitárias. Desde a sua criação, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) vem cumprindo com o seu papel de atender as demandas voltadas à permanência estudantil na sua formação profissional, proporcionando, através do apoio e acompanhamento de uma equipe multiprofissional, o desenvolvimento de uma trajetória acadêmica com qualidade.

Além da permanência, a Universidade tem trabalhado em ações de inclusão, desde antes do ingresso dos estudantes. A Uern foi uma das pioneiras no sistema de cotas sociais, com a reserva de 50% das vagas para alunos que estudaram na escola pública. E em 2019, ampliou as ações afirmativas com as cotas étnico-raciais e o Argumento de Inclusão Regional, que estabelece um percentual a mais para quem estudou no RN. A Instituição regulamentou o direito de adoção do nome social pelos discentes travestis e transexuais, e a flexibilização de horários às sextas-feiras para alunos sabatistas, assegurando o direito à liberdade religiosa.

Durante a gestão, foi realizado o concurso público em 2016, que otimizou o quadro de professores e técnicos-administrativos da Universidade. O concurso ofertou 116 vagas e foram convocados mais de 500 servidores. A administração instituiu ainda uma política de incentivo à capacitação de docentes e técnicos-administrativo, com o objetivo de qualificar os servidores e, consequentemente, otimizar os serviços prestados à população.

Entre outras conquistas, a gestão conseguiu a instalação de um restaurante popular na Uern, a construção da Biblioteca de Pau dos Ferros, a criação do Jornal Oficial da Uern, a mudança da sede do Campus de Caicó, a sansão da lei que regulamenta o auxílio-saúde dos servidores, que contempla professores e técnicos-administrativos ativos e inativos da universidade, o fortalecimento de ações de pesquisa e extensão, e várias benfeitorias que garantiram que a Uern cumprisse cada vez mais com seu papel de contribuir com o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte.

“Em dois quadriênios sempre estivemos cientes do desafio que tínhamos, e confiantes nos caminhos possíveis para a realização de projetos. Em meio a difíceis cenários políticos e financeiros, além do contexto de uma das maiores crises de saúde pública da história, a Uern conseguiu reinventar-se, assegurando a manutenção dos seus serviços à sociedade e potencializando sua inserção social no combate à pandemia da Covid 19″, diz.

Pedro Fernandes aproveita o ensejo para agradeceu o apoio e a confiança da comunidade acadêmica e parabenizar a todos que se empenharam ao longo dos anos para fazer a Uern maior e mais forte. “A defesa da educação pública é permanente, pois não se limita a uma ação institucional, mas traduz-se em um compromisso de vida”, finaliza.

Confira o relatório da gestão (2013-2021) neste link.