Avaliação Institucional realiza seminário com cursos que participarão do ENADE 2019

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, através da Diretoria de Cursos de Graduação e em parceria com Avaliação Institucional da UERN e o Pesquisador Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou na manhã desta quarta-feira (24) o II Seminário ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio).

Participaram do evento coordenadores e membros dos NDEs e a Comissão Setorial de Avaliação (COSE) dos cursos que serão avaliados em 2019: Medicina, Enfermagem, Educação Física e Odontologia, de todos os campi da UERN.

Segundo a avaliadora institucional da UERN, professora Mayra Ribeiro, o seminário é  momento de discussão sobre o ENADE e seu reflexo nos indicadores dos cursos de graduação. “Estamos discutindo o ENADE na perspectiva de criar estratégias para que possamos juntos melhorar os indicadores de qualidade da instituição, considerando que fazemos um trabalho de qualidade, porém muitas vezes o aluno não se sente motivado a participar dessa avaliação. Queremos que o ENADE realmente mostre a qualidade do trabalho que a gente realiza na instituição”.

Durante o seminário, os professores Saulo Medeiros Diniz, avaliador do INEP e Elaborador e Revisor de questões do ENADE; e Cláudia Regina Tavares do Nascimento, do curso de Turismo, que coordenou a preparação dos alunos do curso de Turismo para o Enade em 2018 e a egressa do curso de Turismo; além de Amanda Santos, que se submeteu ao exame no ano passado, relataram um pouco da experiência no Enade, levando questões importantes sobre o resultado do Exame para o estudante, o curso e a instituição.

O ENADE é um instrumento de avaliação de rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas em sua formação.

As avaliações de cada ciclo são orientadas por indicadores de qualidade e geram conceitos de avaliação de instituições e cursos superiores, sendo classificados em cinco níveis, onde os níveis iguais ou superiores a nota 3 significam qualidade satisfatória.

O Exame acontece no dia 24 de novembro, em todo o País. Devem participar os alunos que tenham integralizado 80% da carga horária mínima do currículo e que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária até julho de 2020.