Autoridades prestigiam aniversário de 51 anos da UERN

A Assembleia Universitária, em comemoração ao aniversário de 51 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi bastante prestigiada por representantes políticos, reitores de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e a comunidade em geral. O público lotou o Teatro Municipal Dix-huit Rosado, na noite deste sábado, 28, em reconhecimento ao importante papel que a Universidade desempenha a favor do desenvolvimento do Estado.

Para a governadora Fátima Bezerra, chanceler da Universidade, é de fundamental importância a parceria do Governo com a UERN. “Desde o dia 26 de setembro, instalamos o Governo na Reitoria da UERN como reconhecimento ao trabalho que a Universidade desempenha a favor do nosso Estado. A Instituição está de parabéns por esses 51 anos transformando vidas através da educação”, declara.

A prefeita Rosalba Ciarlini externou orgulho de comemorar o aniversário de uma universidade que nasceu em Mossoró e que hoje é um grande instrumento de transformação socioeconômica em todo o Estado. “A UERN abre os caminhos do conhecimento para a cidadania, abre os caminhos para a nova liberdade”, frisa.

O titular da Secretaria de Agricultura de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), Alexandre Lima, também professor da UERN, destaca que a Universidade sempre cumpriu um papel importante para o desenvolvimento da região, sobretudo com a formação de professores.  O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, enfatiza que os objetivos da UERN e do Governo estão alinhados, que é oferecer educação de qualidade para todos.

O secretário de Gestão Projetos e Metas, Fernando Mineiro, exalta que a Universidade é uma usina de conhecimento. “A UERN tem importante papel no desenvolvimento do Estado”. Presidente da FAPERN, Gilton Sampaio, também professor da UERN, declara que nesses 51 anos a UERN tem prestado relevantes serviços para o Estado.

Conforme a senadora Zenaide Maia, a UERN interiorizou o acesso ao ensino superior. “Graças à presença da UERN, milhares de pessoas do interior tiveram a oportunidade de fazer seu curso de graduação”, declara. O senador Jean-Paul Prates enfatiza que a UERN é patrimônio do Estado. “Nós, herdando o mandato da hoje governadora Fátima Bezerra, temos o compromisso eterno com a UERN”.

O deputado federal Beto Rosado enfatiza que a Instituição tem fundamental papel na formação de cidadãos. “Onde quer que você vá, você encontra egressos da UERN”, frisa. O deputado estadual Alyson Bezerra reforça que 90% dos professores da rede básica no interior são formados pela Universidade. “Temos compromisso com a UERN”, ambos os deputados enfatizam.

A deputada estadual Isolda Dantas lembra da ligação que a UERN tem com a história de tantos norte-rio-grandenses. “Eu mesma não teria uma formação superior se não fosse a UERN”, diz, destacando o compromisso do seu mandato com a Universidade.

Secretário municipal de Planejamento, Aldo Fernandes parabeniza os 51 anos da Universidade e destaca que a parceria entre a Instituição e o município tem proporcionado importantes frutos para o município e região.

Para a presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro, a UERN é a Instituição mais importante de Mossoró. “É fundamental que todos os poderes possam apoiar e valorizar a UERN”, diz. A vereadora Sandra Rosado parabeniza a UERN por seus 51 anos contribuindo para a transformação social do Estado.

Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José de Arimatéa Matos ressalta a parceria entre as Instituições de Ensino Superior em Mossoró. “A união e a parceria entre UERN e UFERSA tem elevado as ações de ensino, pesquisa e extensão na região”, afirma.