Autonomia universitária é defendida em encontro de governadores do Nordeste

A autonomia universitária foi um dos pontos defendidos pelos governadores do Nordeste durante a 4ª Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, realizada nesta segunda-feira (16), em Natal, que reuniu governadores de sete estados, além da vice-governadora do Ceará e um representante do governo de Alagoas.

Em seu 5º ponto, a Carta do Natal publicada após a Assembleia, destaca “a importância que as universidades públicas têm no desenvolvimento do país e de nossa região. Para tanto, se faz necessário garantir recursos e investimentos na formação de profissionais e professores capazes de atender às demandas do mercado de trabalho, por meio da produção de conhecimento, com liberdade de expressão e autonomia universitária”.

Outro ponto importante de discussão foi a conectividade dos estados do Nordeste. Segundo a governadora Fátima Bezerra, o plano do projeto Nordeste Conectado inclui dotar o Rio Grande do Norte e todo o Nordeste com uma infovia em todos os municípios. “Isso é imperativo. O projeto do Nordeste Conectado está sendo priorizado na nossa agenda do consórcio interestadual de desenvolvimento sustentável do Nordeste pela compreensão que nós temos do quanto é fundamental a infraestrutura tecnológica e garantir a conexão de boa qualidade com a internet em todos os municípios pelo que isso possibilita do ponto de vista de eficácia, de melhoria da gestão pública”, afirmou.

A Carta de Natal está disponível AQUI.