Aula Magna recebe egressos e estudante para falar de trajetórias na Uern

Egressos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), suas histórias, caminhos e ligações. Na Aula Magna de início do Semestre 2022.1 intitulada “Conexões Uern: Trajetórias”, ex-alunos(as) contaram um pouco das suas experiências pessoais e profissionais proporcionadas pela e a partir da instituição.

O evento on-line foi transmitido pelo canal Uern Oficial no YouTube e pode ser assistido AQUI.

Contribuíram com relatos de mudanças de vida a reitora Cicília Maia, a professora Ceres Morais, o diplomata Jônathas Silveira, a jornalista Rosalba Moreira, todos egressos, e o estudante Francisco Cavalcante.

“Decidimos fazer uma aula magna diferente, trazendo conexões, trajetórias e vivências, mas acima de tudo trazendo amor, entusiamo e trabalho pra vocês perceberem que isso faz a diferença na vida de cada um e cada uma”, iniciou a ex-aluna de graduação de Ciência da Computação e atual reitora Cicília Maia.

Aluno de Direito, Francisco Cavalcante, natural de Jaguaribara (cidade no Ceará que nem existe mais), comentou sobre o alcance da Uern além das fronteiras estaduais e o papel das universidades.

“Sou uma prova viva de que a Uern não é só do RN, mas é de toda uma região que carece historicamente de política pública educacional, ela vai além. A universidade é um mecanismo que colabora para o desfortalecimento do ciclo intergeracional da pobreza. Infelizmente, temos desigualdades muitos grandes no Brasil e eu acredito que é por meio da universidade que vamos conseguir romper esses ciclos que passam gerações”, comentou o acadêmico que foi um dos embaixadores do Nordeste da Brazil Conference at Harvard & MIT e representou a Uern na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Natural de Macau e ex-aluno de Direito do Campus de Natal, o diplomata Jônathas Silveira compartilhou seu histórico familiar, acadêmico e profissional e deixou uma mensagem aos novatos e veteranos.

“Aproveitem a graduação de vocês, a oportunidade de conviver com professores, servidores e colegas, todos eles têm muito a contribuir. Vivam o ambiente universitário que é construído pelas pessoas – e aí não falo só a questão de estrutura, equipamentos. Você pode se desenvolver mais com os outros. É na universidade que você se conhece mais”, aconselhou o diplomata que seguirá no final do mês para Genebra, na Suíça, para atuar defendendo os interesses do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio.

Ao relembrar o início da sua trajetória na Uern, Ceres Morais relatou como despertou a paixão por ser professora.

Jornalista e servidora Rosalba Moreira, egressa da Uern

“Foi através de um projeto de extensão na época chamado “Uern e ensino médio – aluno melhor” quando eu ainda estava no terceiro período, que fiz a seleção e passei pra dar aulas de redação a alunos do ensino médio que iam até a Uern para ter essas aulas. Foi nessa convivência com o ensino que eu me toquei que queria ser professora”, relembrou.

Rosalba Moreira, vinda de Russas, no Ceará, chegou em Mossoró muito jovem, aos 17 anos, para estudar Comunicação Social – habilitação Jornalismo. “Terminei o curso, permaneci aqui, fiz o concurso e hoje sou servidora. Posso dizer que sou muito feliz e quem pensa no futuro, venha pra Uern, com sua educação inclusiva e de qualidade”, ressaltou.

No encerramento, a reitora agradeceu a presença dos convidados e à audiência dos espectadores do YouTube e deixou um último recado aos estudantes.

“Aproveitem tudo que essa universidade tem a oferecer a vocês, no sentido de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Vivam intensamente cada oportunidade e sejam protagonistas das suas vidas, não abram mão disso, vocês vão conquistar o que quiserem”, finalizou.