Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular será na quarta-feira às 8h

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promove na quarta-feira (14), a partir das 8h, a Aula Inaugural do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS). Na oportunidade, o Reitor Pedro Fernandes será representado pelo Subchefe de Gabinete da Reitoria, professor Francisco Péricles de Amorim.

A Aula Inaugural será proferida pela Profa. Dra. Selma Maria Bezerra Jerônimo, representante da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). Ela abordará o tema “ Alterações Metabólicas na Leishmaniose Visceral”. O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular ( PMBqBM) é coordenado pelo Prof. Dr. Wogelsanger Oliveira Pereira, Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças e Coordenador local do Programa Multicêntrico (PMBqBM/UERN).

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular foi aprovado pela CAPES, em 2013, com conceito 4, e se propõe a oferecer, de imediato, cursos de Mestrado e Doutorado. Trata-se de um programa em rede que envolve várias instituições de pesquisa no país. A criação do Programa foi coordenado pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), e fazem parte de sua composição 06 instituições nucleadores de excelência no desenvolvimento de pesquisas na área da Bioquímica e Biologia Molecular no país ( UFMG), UFRGS, UFRJ, UNICAMP, UINIFESP e USP) e instituições associadas como a UERN, IFRJ, UDESC, UEAM, UFAL, UFBA, UFMS, UFSJ e UFPR. A UERN foi a única da Região Nordeste que recebeu o credenciamento para participar do Programa Multicêntrico.

AGREGAR – O Programa Multicêntrico tem em sua concepção a finalidade de agregar pesquisadores de programas consolidados que se encontram em instituições de ensino superior onde não há corpo docente suficiente para constituição de um programa próprio de pós-graduação. O curso que terá as suas atividades iniciadas, terá a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da UERN, como espaço de funcionamento das suas atividades acadêmicas e laboratoriais.