Aula inaugural do Campus de Patu completa 40 anos

Há exatos 40 anos acontecia a aula inaugural do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi na Escola de 1° Grau Francisco Francelino de Moura, em 11 de março de 1981, prédio emprestado para as atividades acadêmicas, que o Campus, criado oficialmente em 1º de setembro de 1980, deu os primeiros passos.

Pedagogia, Ciências (Habilitação em Matemática) e Ciências Contábeis foram os primeiros cursos ofertados. Em 1982 as atividades passaram a ser desenvolvidas compartilhando a estrutura física da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes.

Em 1999 o prédio foi doado pelo governador Garibaldi Alves Filho à Uern para tornar-se sede própria do Campus.

Atualmente, a unidade oferta os cursos de graduação de Ciências Contábeis, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Educação do Campo (este último prestes a iniciar na modalidade EaD). Além disso, são desenvolvidos diversos projetos nos pilares do ensino, pesquisa e extensão.

“Se naquela época o prédio onde aconteceu a primeira aula era emprestado, hoje o prédio é deslocado para a sala, o quarto, a cozinha ou o escritório da casa de professores e alunos. É também pela tela do computador, do celular, do tablet, que acessamos o Campus ali, aqui, alhures. São 40 anos que o Campus, através da formação de jovens e adultos, quer seja em seu espaço real, quer seja virtual, chega a mais de 30 municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Seja qual for a circunstância, o que importa para o Campus Avançado de Patu é a promoção da vida”, parabenizou a diretora do Campus Claudia Tomé.