Atividade de integração em Gestão Ambiental incentiva arborização no Campus Central

Recepcionar e possibilitar um momento de integração entre os calouros, veteranos, professores e técnicos-administrativos de Gestão Ambiental. Com esse objetivo, foi realizada nesta terça-feira, 25, uma ação socioambiental com integrantes do curso, no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A iniciativa, promovida pelo Departamento de Gestão Ambiental, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), teve como foco principal os alunos do primeiro semestre, embora tenha envolvido todo o curso. Após a apresentação do curso, orientações sobre as ações universitárias e as atribuições do profissional de Gestão Ambiental pelos professores, os alunos participaram, junto com docentes e técnicos, de um café da manhã de acolhida.

Logo após, teve início a ação socioambiental de plantio de mudas pelo Campus Central. “A ideia é que cada aluno possa adotar entre duas e cinco mudas e cuidar do seu crescimento e desenvolvimento ao longo do curso”, explica a professora Welka Preston Leite Batista da Costa Alves, que coordena a ação. O plantio foi feito em locais estratégicos, como em frente ao Departamento de Gestão Ambiental e entre os blocos de salas de aula.

O estudante Edvan Martins, do primeiro período, aprovou a iniciativa. “É uma ação muito boa, que além de nos integrar ao curso, ainda ajuda o meio ambiente”, diz, reforçando o compromisso de cuidar de suas mudas. A estudante Lara Beatriz, do 3° período do curso, também avalia positivamente a ação.

Para o diretor da FACEM, Leovigildo Cavalcanti, a iniciativa favorece um melhor acolhimento dos estudantes, além de inspirar o sentimento de pertencimento à Universidade. “No momento em que esses alunos vão plantar, vão arborizar, eles passam a ter maior gosto e zelo por aquilo que estão fazendo. É uma forma de envolver alunos e professores, mostrar a importância do curso e das ações da Universidade”, declara.