Assinatura digital marca adesão da UERN ao ENEM/SiSU

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entrou oficialmente para o Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que determina o ingresso na universidade pública através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A assinatura digital aconteceu na tarde desta quinta-feira no Gabinete do Reitor, Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, com as presenças da Chefe de Gabinete, Profa. Fátima Raquel Rosado, do diretor da COMPERVE, Prof. Egberto Mesquita; do Vice-Reitor, Prof. Aldo Gondim Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG), Inessa da Mota Linhares. Nesse momento, o Termo de Adesão foi postado oficialmente no site do Ministério da Educação com a assinatura digital do Reitor.

A assinatura foi na UERN, sem a presença de nenhuma autoridade federal, porque é um processo on-line. Segundo o Reitor Pedro Fernandes, para 2015, o processo de seleção prevê 60 por cento das vagas destinadas ao SiSU e 40 por cento ao Sistema Seletivo Vocacionado (PSV), que é o sistema próprio da UERN. Pedro ressaltou que foram inscritos cerca de 8 mil candidatos nesse último processo e que apenas 25 por cento foram isentos e o restante, 75 por cento, não atendia os critérios de isenção, o que deixa a Instituição muito tranquila na sua opção de seleção pelo SiSU/ENEM, tendo em vista que as classes menos favorecidas optaram, em sua maioria, pelo sistema que deverá ser adotado em sua totalidade pela Instituição.

O Reitor lembrou ainda que a Universidade terá uma economia grande das despesas de realização do seu sistema próprio de seleção (PSV) e ainda receberá uma verba de 1,9 milhão por ano apenas nessa primeira adesão de 60 por cento das vagas, que terá um acréscimo quando essa adesão for de 100 por cento. A UERN, em 2015, está oferecendo 1.319 vagas pelo SiSU e 865 vagas pelo PSV, representando respectivamente, 60 e 40 por cento.  

Foto: Ivanaldo Xavier