Assinada ordem de serviço para construção do Campus de Apodi

Foi assinado na tarde desta segunda-feira, 22 de dezembro, a ordem de serviço para a construção do Campus Avançado de Apodi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento transcorreu no terreno onde funcionará o Campus. Estiveram presentes o reitor Pedro Fernandes, o prefeito de Apodi Flaviano Monteiro (PC do B), a deputada federal e senadora diplomada Fátima Bezerra (PT) e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

O prefeito afirmou que essa é a obra mais importante da história de Apodi. “Estamos com 177 anos de vida, mas a obra mais importante de nossa história está sendo construída agora. Quantas caminhadas, quantas reuniões e tive que ser um pouco chato com as lideranças estaduais e o reitor Pedro Fernandes e também o reitor Milton Marques”, frisou.

A obra é fruto de emenda do deputado federal Fábio Faria (PSD) que não esteve presente na solenidade. Ele foi representado pelo assessor Hudson Pereira. “Estou vindo em nome do deputado Fábio Faria e do governador eleito e diplomado Robinson Faria e sou testemunha da luta para que esse momento esteja acontecendo”, declarou.

A senadora diplomada Fátima Bezerra considerou o evento desta tarde um sonho realizado. “Essa solenidade enseja a gente refletir sobre o seguinte: recordar é viver e por isso é importante a gente sonhar e nunca perder a fé. Essa ordem de serviço que vai erguer nesse chão que estamos pisando a estrutura do Campus da UERN significa a materialização de um sonho sonhado por muita gente”, avaliou.

O reitor Pedro Fernandes disse que o Campus de Apodi representa um símbolo da importância da UERN para o Rio Grande do Norte. “Num momento em que todo mundo me falava em dificuldades, sucateamento veio o povo de Apodi e disse que a nossa universidade era importante para a nossa região, que mudava vidas sendo responsável pela formação de várias pessoas”, frisou.

Para Pedro Fernandes o Campus de Apodi deveria ser temático, mas dele deixou a decisão final para o povo apodiense. “Conseguimos o Campus. Aí veio a questão dos cursos. A comunidade de Apodi vai decidir qual serão os cursos que teremos aqui e a UERN não tem cursos de engenharia. Porque não cursos de engenharias alimentos, de minas e de produção. Fica aqui a minha torcida”, sugeriu.

O reitor defendeu que o Campus receba o nome da estudante Brenna Sonária, que faleceu recentemente de forma trágica em frente ao se deslocar de Apodi para Mossoró para estudar. “Fica sempre o nosso apelo para que o nome do Campus faça essa grande homenagem a uma jovem que saiu daqui e foi lá estudar”, declarou.

O discurso de encerramento ficou a cargo da governadora Rosalba Ciarlini. Ela elogiou a luta dos apodienses pelo Campus. “Hoje aqui começa um novo capítulo glorioso de uma história que vem de longas datas. Um sonho realizado pela vontade e o desejo das famílias que quiseram transformar as suas vidas pelo caminho da educação. Já pus a minha assinatura em bocado de documento nesse estado, mas nenhum coloquei tanto o meu coração nesse que assinei hoje”, concluiu.

Para o agricultor Antonio Francisco Torres essa é uma conquista que tranquiliza os pais. “Só em não ter os nossos filhos mais tendo que pegar a estrada já a alegra a nós pais. É uma obra muito importante”, frisou.

Orçada em mais de R$ 4 milhões, as obras do Campus de Apodi começam em 12 de janeiro em virtude do recesso de fim de ano.