ASSEMBLEIA UNIVERSITÁRIA MARCA ANIVERSÁRIO DE 43 ANOS DA UERN

Na noite de quarta-feira, 28 de setembro, foi realizada a Assembleia Universitária em comemoração aos 43 anos de fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento ocorreu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Na oportunidade foram entregues quatro medalhas da Abolição a personalidades do meio cultural.

Foram agraciados o folclorista e poeta Deífilo Gurgel; a artista plástica Marieta Lima; o professor Sebastião Araújo das Graças, do Conservatório de Música D´alva Stella Nogueira Freire, que pertence a UERN; o cantor e compositor Chico César, atual Secretário Estadual de Cultura da Paraíba. Em nome dos homenageados, Sebastião Araújo agradeceu a homenagem e disse ter orgulho de ser dos quadros da UERN. “Quando digo as pessoas aonde trabalho sinto o prestígio que o Conservatório tem na sociedade”, avaliou. Ele falou também da importância do reconhecimento para os artistas. “O artista tem uma forma diferente de ver as coisas, está a frente de seu tempo”, justificou.

Em outro momento da Assembleia Universitária, o Reitor, Milton Marques de Medeiros, fez um balanço dos 43 anos da UERN e prestou contas de sua gestão mostrando o foco no crescimento vertical da universidade com a criação de cursos Stricto Sensu. “Optar pela criação de cursos de pós-graduação e pela estruturação das graduações e campi já existentes não foi fácil. Tivemos que deixar de atender muitas solicitações”, lembrou. O Reitor aproveitou a presença da governadora Rosalba Ciarlini, chanceler da UERN, para pedir mais investimentos na instituição.

Lembrou que a universidade tem se empenhado bastante para captar recursos federais. Ele pediu apoio para a estruturação física de alguns setores da universidade. “Excelentíssima senhora governadora, venho lembrar que a senhora já se mostrou disposta a nos ajudar a concluir as obras na FANAT, Campus de Caicó e Natal”, relatou. Em seguida falou a governadora. Ela disse estar vivendo um dos momentos mais importantes da vida dela. Declarou que admira a UERN e o trabalho feito para a inclusão social e se comprometeu com o crescimento da instituição. “No nosso governo vamos fazer uma grande parceria para fortalecer a UERN, que é uma esperança de multiplicar a educação, de avançar na gestão do serviço público”, destacou.