Artigo de alunos e professores de Odontologia da Uern ganha prêmio de relevância nacional

O artigo “Actinic cheilitis in rural workers: prevalence and associated factors”, elaborado por discentes e docentes do curso de Odontologia do Campus de Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), sob orientação da professora Jamile Marinho, foi o vencedor do Prêmio Eric Roger Wroclawski, na categoria Cirurgia, concedido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Escrito em inglês e publicado na Revista Einstein, da mesma instituição, o trabalho foi desenvolvido com trabalhadores rurais de Caicó.

Com o estudo “Queilite actínica em trabalhadores rurais: prevalência e fatores associados”, numa tradução livre, os pesquisadores buscaram avaliar a presença da doença em agricultores da cidade seridoense.

Foram avaliadas clinicamente 300 pessoas (189 do sexo masculino e 111 do sexo feminino), entre os anos de 2019 e 2020, das quais 36 delas (31 homens e 05 mulheres) apresentaram algum tipo da doença.

A queilite actínica é uma lesão potencialmente maligna que acomete os lábios, principalmente os inferiores. A escolha pelos trabalhadores rurais se deu por se tratarem de um dos grupos sujeitos ao acometimento dessa lesão, pois são pessoas que ficam muito tempo expostas à radiação solar – de forma acumulativa – e, muitas vezes, não fazem uso de fatores de proteção.

A coleta de dados aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquela cidade, com a realização de exames clínicos para avaliar a possível presença da doença. A partir dos casos positivos, foi feita uma classificação, uma vez que a queilite actínica pode se apresentar de forma variadas, seja através de fissuras, de crostas, de ulceração, de lesão branca ou de lesão vermelha, por exemplo, e também com diferentes graus de intensidade (leve, moderado ou severo).

Foram avaliadas clinicamente 300 agricultores rurais

Seis autores escreveram o artigo: Maria Helaynne Diniz Faria, Luanna Mayrany Alves Costa Silva, Rodrigo Porpino Mafra, Marquiony Marques dos Santos, Samara Carollyne Mafra Soares, Jamile Marinho Bezerra de Oliveira Moura.

De acordo com a professora Jamile Marinho Bezerra, uma das autoras e orientadora do artigo, este surgiu do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Maria Helaynne Diniz Faria, agora já formada.

“Como orientadora do trabalho, pesquisadora e professora, é gratificante ver a relevância e a contribuição da Uern no âmbito da Ciência. Essa premiação é conceituada no meio acadêmico e científico advindo de um Hospital de referência no País”, declarou a docente.

A Revista Einstein é a publicação oficial de divulgação científica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, uma das mais importantes na área da saúde do Brasil.