Ambulatórios de Medicina da Uern estão sendo ampliados

Atendimentos de saúde gratuitos e de qualidade a milhares de pessoas de Mossoró e região são ofertados pelos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Após a atual fase de adequação, a expectativa é de ampliação dos serviços e um melhor acolhimento a médicos, acadêmicos de Medicina, técnicos administrativos e pacientes.

Os ambulatórios funcionam desde 2007 e ao longo dos anos vem registrando um significativo crescimento no número de exames e consultas realizadas, realizando em média mais de oito mil atendimentos por ano.

A estrutura, anexa à Facs, disponível inicialmente com três salas, cresceu para nove e, em breve, chegará a 19 ambientes para consultas e realização de exames em diferentes especialidades médicas. Os espaços, que pertenciam à Emater-RN, começaram a ser cedidos pela Secretaria de Agricultura do Estado em 2017 e continuam sendo em expansão.

O processo de ampliação está em execução com as reformas das novas salas e aquisição de equipamentos e materiais. Readequação das instalações elétricas e hidráulicas e compra de macas e biombos, por exemplo, estão em andamento.

As melhorias vão proporcionar mais atendimento, ampliar serviços e beneficiar mais pessoas.

“Traz mais conforto, mais segurança. Nós passamos a nos envolver mais com o espaço, vamos criando gosto pela coisa, nos sentindo mais em casa, mais à vontade pra estar ali. Não só os médicos, mas também os técnicos administrativos, os alunos e os próprios pacientes nos sentimos mais acolhidos”, enumerou o professor Dr. Cleber Mesquita, coordenador dos ambulatórios.

A atuação dos ambulatórios consiste na assistência, promoção e prevenção à saúde, além de desenvolver os projetos Sonho de América (Teste do Olhinho), Mãe Primavera (gestantes adolescentes de 12 a 19 anos), Doença de Chagas, entre outros.

A unidade dispõe de atendimento nas mais diversas especialidades, como cardiologia, endocrinologia, pediatria, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, pneumopediatria e ginecologia e obstetrícia.

Professor Cleber Mesquita recebeu recentemente a reitora em exercício Fátima Raquel e a reitora eleita Cicilia Maia

Nos ambulatórios de ginecologia e obstetrícia, por exemplo, são disponibilizados à população atendimento de pré-natal de baixo e alto risco, planejamento familiar, climatério, ginecologia, neoplasia trofoblástica gestacional (NTG), patologia do trato genital inferior e mastologia.

Os atendimentos são realizados por professores, preceptores e estudantes da graduação do curso de Medicina e das residências médicas da Uern, sendo campo de atuação para pesquisa e extensão universitária. A Facs possui três programas de Residência: Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia e Multiprofissional.

Os serviços ofertados pelos ambulatórios são, muitas vezes, os únicos ofertados na rede pública de saúde, como é o caso do ambulatório de endocrinologia, ou em muitos casos é a única opção para quem não tem condições de pagar.

“Nós complementamos esse atendimento da rede pública. Lá o paciente pode fazer um retorno mais precoce. Nós não só fazemos extensão, prestação de serviço, mas também é ensino e, quando o serviço une ensino e assistência, percebemos que a prestação de serviço é melhor, tendendo a ter uma qualidade superior porque a atenção ao paciente é maior. O paciente é visto, muitas vezes, por mais de uma especialidade, mais de um olho clínico. Ele tem mais olhares o acompanhando, é um paciente visto mais holisticamente, no seu todo”, concluiu o professor Cleber Mesquita.