Ambulatório da FACS realiza ação de orientações sobre saúde da mulher

A sala de espera do ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da UERN se assemelhou a uma sala de aula para a chefe de cozinha Rejane Moura, de 44 anos, na manhã desta sexta-feira (27). Enquanto aguardava a hora de realizar o exame preventivo de câncer do colo do útero (Papa Nicolau), Rejane foi uma das 20 mulheres que receberam orientações e tiraram diversas dúvidas acerca da prevenção de doenças e de cuidados básicos ligados à saúde da mulher.

A iniciativa resultou de uma parceria entre o ambulatório da FACS e o projeto Florescer, que é composto por estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Potiguar (UnP) e atua na promoção da autoestima em mulheres mastectomizadas.

A ideia, explica a professora e preceptora do ambulatório, Isabelle Cantídio, foi aproveitar o mutirão de exames que já é feito pela unidade na última sexta-feira de cada mês para realizar mais uma ação em referência ao Outubro Rosa, envolvendo, além do alerta ao câncer de mama, orientações sobre a prevenção de outras doenças.

“Foi muito proveitoso. Às vezes a gente está tão apreensiva na hora da consulta que se esquece até de tirar algumas dúvidas”, comentou Rejane, que contou ter aproveitado o momento para sobretudo para saber mais a respeito do uso do preservativo feminino.

Para a chefe de cozinha, embora sejam fundamentais, orientações sobre a saúde da mulher nem sempre estão disponíveis às pacientes nas unidades de saúde.

“A gente também tentou desmistificar alguns conceitos que ainda são tabu para algumas pessoas. Um deles é o de que a transmissão do HIV só acontece entre homossexuais”, apontou a estudante Analice Mascarenhas, que faz parte do projeto Florescer.

Na próxima segunda-feira (30), os membros do projeto estarão mais uma vez no ambulatório, no turno da tarde, para tirar dúvidas sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar.

Outras ações
A iniciativa desta sexta-feira encerra uma série de outras ações educativas realizadas pelo ambulatório nesta semana, entre as quais estiveram trabalhos ligados à prevenção de doenças, pré-natal e gravidez na adolescência. As intervenções foram feitas no ambulatório da FACS, no Hospital São Camilo de Lellis e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II do Alto da Conceição, em Mossoró.